(VÍDEO) – Coleta de lixo industrial volta a ser assunto na Câmara de Guabiruba

A coleta de resíduos industriais na cidade de Guabiruba voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores, que realizou a primeira sessão ordinária do mês de novembro nesta terça-feira (7). O assunto vem sendo discutido desde que o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) deixou de recolher o lixo produzido pelas indústrias do munícipio por conta de notificação de órgãos ambientais.

O vereador Crisiano Kormann (PP), que retornou à casa legislativa após um mês afastado, utilizou seu tempo na tribuna para decorrer sobre o assunto e cobrou uma resolução por parte do poder público.

“Têm muita gente questionando e reclamando sobre a questão da coleta dos resíduos industriais. O primeiro desafio de quem está no serviço público é manter que já vinha sendo disponibilizado, um segundo desafio é melhorar o serviço, e o maior desafio de todos é não regredir. A coleta seletiva do município de Guabiruba nos últimos anos evoluiu muito, e agora, infelizmente, nós regredimos, porque a gente não coleta mais do resíduo industrial. Normalmente as pessoas estão entrando em contato com a gente, dizendo que está queimando o lixo. Nós voltamos ao passado. No passado se fazia isso. A gente tem que continuar evoluindo na coleta do lixo, trazendo uma outra alternativa dentro do consórcio. O próprio consórcio tem que evoluir, trazendo uma alternativa para os 14 municípios”, declarou.

“Nós voltamos ao passado. No passado se fazia isso. A gente tem que continuar evoluindo na coleta do lixo, trazendo uma outra alternativa dentro do consórcio”.

Afastada por problemas de saúde, a vereadora Maria Simone Fischer (MDB) retorna em dezembro. Em seu lugar, Eduarda Schweigert assume a titularidade no mandato. “Duda”, como é conhecida, é profissional da educação física e servidora pública do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Guabiruba.

“A expectativa é uma das melhores. Eu venho trabalhando na prefeitura há 13 anos e tenho um conhecimento na do serviço público, e com certeza vamos representar a mulher, representar o jovem na política”, declarou a parlamentar.

No CAPS, Duda Schweigert presta um serviço voltado a saúde mental, e destaca a importância do tema na discussão pública e no dia a dia do cidadão.

“A gente vem com indicações e propostas pra poder olhar um pouco mais pra questão de saúde, tanto da população, quanto dos servidores públicos. Saímos de uma pandemia sem e cada vez mais se precisa trabalhar à questão de prevenção e promoção. Como professora de educação física, defendo muito essa causa e acredito que se a gente tem uma população saudável a gente evita filas e encaminhamentos desnecessários no SUS e a gente trabalha com as pessoas com muito mais alegres. Uma pessoa saudável tem uma progressão de fazer a cidade melhorar", comentou.

Ordem do dia

- Deliberação sobre o Regime de Urgência referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 31/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Deliberação sobre o Regime de Urgência referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 32/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Deliberação sobre o Parecer Conjunto das COMISSÕES DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL, FINANÇAS E ORÇAMENTOS E EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL referente ao Projeto de Lei Complementar nº 4/2023, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2014".

- Deliberação sobre a Emenda Aditiva/modificativa ao Projeto de Lei Complementar nº 4/2023, do Executivo Municipal, que “ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2024”.

- Primeira Discussão e Votação referente ao Projeto de Lei Complementar nº 4/2023, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2014".

- Deliberação referente à Resolução nº 06/2023, de autoria da Mesa Diretora, que "REVOGA O ART. 201-A DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL, INSTITUÍDO PELA RESOLUÇÃO Nº 02/2013".

- Deliberação sobre o Requerimento nº 25/2023. - Deliberação sobre o Requerimento nº 26/2023. - Deliberação sobre a Moção de Congratulações nº 19/2023. - Deliberação sobre a Moção de Pesar nº 20/2023.

- Baixar para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamento e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2023 do Executivo, que "ALTERA A LEI MUNICIPAL 1.573/16, CRIA A SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS VINCULADA À SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO E EMPREGO, CRIA O CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DOS CONSELHOS NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Baixar para a Comissão de Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 29/2023 do Executivo, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2024".

- Baixar para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2023 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO RECEBER EM DOAÇÃO ÁREA DE TERRAS DE PROPRIEDADE DE VINOLDO SCHARF E MIRTES SCHARF, SITUADA NESTE MUNICÍPIO".

Todos aprovados por unanimidade.

Três homens são presos por tráfico de drogas em Brusque

Na tarde desta terça-feira (7), a Polícia Militar de Brusque deteve três homens por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. O fato ocorreu por volta das 15h30, no bairro Centro. Conforme informações da PM, uma guarnição durante rondas preventivas abordou o veículo em que estavam os três suspeitos. Na revista, foram encontrados 2 kg de maconha, que, segundo relatos, foi adquirida em Itapema pelo valor de R$ 2 mil...
Continuar lendo...

TRE-SC absolve Seif e Luciano Hang em ação sobre abuso de poder econômico

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) determinou a improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União) que acusava o senador Jorge Seif Junior e seus suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, de abuso de poder econômico. A ação tinha ainda como réus os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan,...
Continuar lendo...

Brusque registrou 539,58 milímetros de chuva em outubro

O mês de outubro deste ano entra para a história de Brusque ao registrar um recorde de chuva acumulada: 539,58 milímetros. Esse valor representa o maior volume de chuvas já registrado durante um mês de outubro, desde o início das medições em 1941, na estação localizada junto à Ponte Estaiada. “Para se ter ideia desse recorde do mês de outubro, o antigo recorde era de 2008, com 313,2 milímetros de...
Continuar lendo...