Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (9) a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Modular, anexa à ETA do Centro. O equipamento já entrou em funcionamento e representa um grande acréscimo na capacidade de tratamento de água potável na cidade de Brusque.
A nova ETA é a primeira de uma série de obras que serão realizadas com recursos próprios do SAMAE de Brusque. Além dessas, as obras garantidas com recursos do FONPLATA também devem reforçar o abastecimento e tratamento de água em todo o município.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Deco Batisti, representando o executivo, o diretor-presidente da autarquia, Cláudio Adão Pereira, bem como alguns vereadores, membros do poder público, da PM, dos bombeiros e colaboradores do SAMAE, que posaram para a foto oficial do evento.
A diretora administrativa, Larissa Bononomi, ressaltou a importância da obra para o munícipio.
“A gente sabe que Brusque sofre constantemente com problema de falta de água, principalmente nas épocas de verão, que é a de maior consumo, principalmente por ser uma época mais quente. Então essa ETA vem pra ajudar nessa questão da produção de água pra melhorar o abastecimento da população. Ela tem uma capacidade de 250 m³/h. Ela ainda não é totalmente a solução dos nossos problemas, mas faz parte de um conjunto de obras que é uma melhoria que o SAMAE vem projetando a médio prazo”, destacou a diretora.
O diretor-presidente do SAMAE, Cláudio Adão Pereira, relembrou que a cidade foi acometida por condições climáticas adversas, o que prejudica o funcionamento dos equipamentos.
“Uma estação de tratamento como essa vem para aumentar a nossa capacidade. Tivemos agora um exemplo, em outubro, e esses nossos eventos climáticos vão ficar um pouco mais frequentes. Então, obviamente que essas crises hídricas vão acontecer em curto, médio e longo prazo, e nós devemos nos preparar para atacar de frente esse problema", declarou.