CDL Brusque promove palestra sobre Novembro Azul para seus colaboradores

A sexta-feira, 10 de novembro, foi de conscientização e aprendizado para os colaboradores da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), que participaram de uma palestra sobre o Novembro Azul. O evento fez parte da campanha de conscientização para a saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata. 

“O Novembro Azul é para lembrarmos da importância dos homens cuidarem da sua saúde e que eles também precisam ir ao médico.

Geralmente, os homens têm uma tendência a não procurar por exames e consultas preventivas, então essa ação é sobre a importância da prevenção e diagnósticos precoces, não só urológica, mas de qualquer outro problema na saúde masculina”, ressaltou o urologista, Dr. Diogo Edele dos Santos, palestrante do evento. 

Prevenção que salva
Segundo o especialista, o câncer de próstata é o segundo mais frequente no homem, ocasionando 13 mil mortes por ano, onde os estados de Santa Catarina e Paraná são os que mais possuem casos diagnosticados. Ele reforçou que com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%. 

“Nos casos diagnosticados no início, antes mesmo dos sintomas, durante os exames de rotina, as chances de cura são extremamente altas. Muitos pacientes morrem justamente por esse motivo: não procuram ajuda ou não vão rotineiramente ao médico. Minha principal orientação é prevenção, que os homens possam ir ao médico, que tenham uma conversa sincera, conheçam mais sobre a sua saúde como um todo, e que não foquem somente no exame de toque. Muitos homens têm um tabu muito grande sobre o exame, então a ideia é que durante a consulta os pacientes possam focar na sua saúde como um todo”, explicou. 

Ao longo da palestra, Dr. Diogo reforçou também a importância de ações como a da CDL Brusque para conscientizar seus colaboradores.

“É sempre uma oportunidade de passar esse conhecimento para as pessoas. Estou muito satisfeito de ter vindo aqui, para conversar e orientar os funcionários da CDL, que com certeza passarão as informações para amigos e familiares”, comentou o especialista. 

Orientação
O gestor Executivo da CDL Brusque, Luiz Gustavo Boscariol, relembra que a entidade há anos busca conscientizar seus colaboradores através das palestras e campanhas, os incentivando a cuidarem de sua saúde.

“Sabemos que existe um grande tabu quando se fala em exame preventivo do homem, então tentamos trazer essas palestras para os nossos colaboradores para mostrar a importância de consultar um médico regularmente, pois a prevenção é o melhor tratamento. Esperamos que as informações que eles aprenderam aqui possam ser levadas para amigos e familiares e, assim, contribuir para quebrar preconceitos e até salvar vidas”, finalizou.

Dia da Família no Zoo atrai centenas de pessoas

O sol brilhou logo cedo no sábado (11), e com o dia lindo, centenas de pessoas aproveitaram para curtir momentos ao ar livre, no Dia da Família no parque Zoobotânico de Brusque. As atividades iniciaram logo cedo, às 8h, mas foi durante a tarde, que em meio a diversidade de fauna e flora do parque, a galera tomou conta do espaço. Durante todo o dia, crianças até 12 anos entraram de graça e ainda ganharam um vale-pipoca. Pra completar a...
Continuar lendo...

Programa Silêncio Urbano é debatido em audiência pública na Câmara

Na noite desta segunda-feira (13), foi realizada na Câmara de Vereadores de Brusque uma audiência pública para debater um projeto de lei conhecido como Psiu (Programa de Silêncio Urbano). O objetivo é proteger as pessoas de ruídos, sons ou vibrações de natureza não industrial, comercial ou institucional que causem incômodo ou perturbação ao sossego ou ao bem-estar públicos. Em entrevista à...
Continuar lendo...

Justiça condena quatro por tentar matar homem em Brusque

A justiça de Brusque condenou quatro homens que tentaram matar uma pessoaa tiros em 2020. O crime ocorreu no dia 28 de dezembro daquele ano no bairro Steffen. O motivo, conforma sentença, foi desentendimento por causa de dívida de droga de um parente da vítima.  O julgamento ocorreu na última sexta-feira (10). O Tribunal do Júri sentenciou os quatro às penas de 16, 12, 11 e dez anos de prisão, em regime fechado, sem direito de...
Continuar lendo...