Estudantes do São Luiz se preparam para intercâmbio nos Estados Unidos

Ana Alice Sevegnani, Helena Luiza Dadam, Maria Clara Dell’agnolo e Wilson Mário Sgrott Netto, estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz, estão na expectativa pela chegada do dia 4 de janeiro de 2024. Nesta data, acompanhados pela professora e coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, eles embarcam para uma jornada de 25 dias na cidade de Southaven, no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, para a experiência de intercâmbio.

Os quatro estudantes foram os selecionados para participar do programa em parceria com a Sacred Heart School. Para isso, precisaram passar por uma prova de leitura, gramática, interpretação, pronúncia, além de escrever uma redação. Tudo em inglês.

Dezesseis alunos do Colégio São Luiz participaram do processo para as quatro vagas disponíveis. Os quatro estudantes selecionados estão desde o mês de maio nos preparativos para a viagem. É a primeira vez que eles ficarão tanto tempo longe dos pais.

A cada semana que passa, a expectativa para as vivências nos Estados Unidos aumentam. “Vai ser uma experiência que vai nos ajudar a crescer muito”, diz Helena.

Para Maria Clara, o intercâmbio será uma oportunidade de amadurecimento. “Vamos ficar longe dos nossos pais, então aprenderemos a ser mais independentes, a ter responsabilidades”.

Esta será a primeira viagem internacional de Wilson. Para ele, o intercâmbio será uma transformação. “É algo totalmente novo para mim. Além de aprimorar o inglês, vou viver toda uma cultura diferente, aprender com as outras pessoas. Acho que vai abrir muitas portas no futuro”, relata.

Ana Alice também destaca a oportunidade de ampliar o conhecimento. “Vai ser uma experiência muito boa, porque vou ampliar minha visão cultural, aprimorar o inglês e adicionar o intercâmbio no meu currículo”, projeta.

Vivências
Os quatro estudantes ficarão juntos, em uma casa cedida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. A professora Mariane será a supervisora do intercâmbio. Cada aluno será inserido em uma turma para que possam ter suas próprias vivências na instituição de ensino norte-americana.

“É uma experiência muito engrandecedora. Notei pelas outras estudantes que foram no início de 2023. Durante esse tempo, eles precisam criar autonomia, saber lidar com as situações que acontecem fora do planejado, colocar em prática o que os pais ensinaram”, destaca a professora.

Segundo ela, o intercâmbio faz com que os estudantes adquiram novas habilidades, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento. “Eles voltam diferentes, mais observadores, mais flexíveis, com mais habilidade de conversar com as pessoas, com mais empatia. Acontecem pequenas transformações”, diz.

Além de muita expectativa, há muita gratidão pela chance de viver o intercâmbio. “É muito bom estudar em um colégio que oferece essas oportunidades, não só para os Estados Unidos, mas para a Alemanha e o Canadá. Não são todas as escolas que têm essa possibilidade. O colégio está dando todo o apoio na nossa preparação”, diz Ana Alice.

O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, destaca a importância dessa imersão na vida dos estudantes e os benefícios que a experiência trará no futuro. “Eles terão essa vivência com os alunos, várias ações em sala de aula, o aperfeiçoamento da língua inglesa, mas também começarão a ter autonomia, algo muito importante para o desenvolvimento pessoal”.

Ele também ressalta a proximidade entre as instituições dehonianas no mundo, fundamental para possibilitar novas experiências. “A riqueza do Colégio São Luiz é que ele não é isolado. Temos muitos colégios dehonianos espalhados pelo mundo. E ter essa riqueza nas mãos é algo que exige criar pontes, e é isso que estamos fazendo enquanto colégio. Criamos pontes entre essas escolas de países, culturas e idiomas diferentes, fazendo com que nossos alunos possam ter contato com toda essa riqueza”.

Southaven
A cidade de Southhaven tem cerca de 30 mil habitantes e está localizada na divisa entre os estados do Mississipi e Tennessee. Também está bem próxima a Memphis, a cidade onde nasceu o cantor Elvis Presley.

A Sacred Heart School é uma instituição dehoniana, com cerca de 300 alunos, com turmas até o 8ª ano. Lá, os estudantes do Colégio São Luiz vão conviver com alunos de 27 nacionalidades diferentes, já que a cidade é a sede da FedEx, empresa americana de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos, que emprega um grande número de pessoas.