Neste domingo, 19 de novembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Abuso Infantil. Para marcar a data, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI), está desenvolvendo uma intensa agenda de atividades dentro do Programa Minha Voz Tem Vez.
O objetivo do programa é promover a proteção de crianças e adolescentes por meio de informação qualificada. De forma lúdica e com linguagem adequada à faixa etária, equipes formadas por psicólogos policiais civis estão realizando palestras e rodas de conversas nas escolas e nas instituições que formam a rede de proteção em todo o estado.
O delegado-geral, Ulisses Gabriel, reforçou que cada vez mais a Polícia Civil estará presente no dia a dia da comunidade escolar. “Quando os policiais civis estão ministrando palestras, levando atividades lúdicas, rodas de conversa isso também representa um reforço na segurança das escolas, pois lá estará a Polícia Civil”, disse. “Uma criança indefesa, que não conhece os riscos a que está exposta, precisa ser conscientizada. E o Minha Voz Tem vez trabalha a informação – com linguagem e conteúdo adequados a cada faixa etária – para prevenir estes crimes. Vamos reprimir fortemente, mas nosso objetivo é evitar que o crime aconteça”, finalizou.
Coordenadora das DPCAMIs, a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, destaca a importância do trabalho do psicólogo policial, no âmbito da PCSC e ressalta o compromisso da instituição com o tema. “A Polícia Civil desenvolve um trabalho importantíssimo em Santa Catarina na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”, assinalou.
A delegada reforçou que, além de realizar uma investigação precisa, os policiais civis atuam na perspectiva da prevenção com treinamento qualificado que permite a abordagem de um tema tão delicado de forma assertiva. Outro ponto destacado por Patrícia é a importância de reduzir a subnotificação dos casos. “Uma das ações da Coordenadoria para jogar luz sobre um tema tão delicado é o Programa Minha Voz Tem Vez que tem por objetivo a prevenção de toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes”, enfatizou.
De acordo com a psicóloga policial Indiane Bertuol Werling de Oliveira, além de atuar nas delegacias, o psicólogo policial tem um papel importante junto à rede de proteção. “O trabalho de prevenção que estamos fazendo em parceria com as instituições de assistência é fundamental para o enfrentamento à violência. Além disso, estamos aproximando a Polícia Civil da comunidade”, observou a psicóloga.
A psicóloga policial da DPCAMI de Itajaí, Danielle Cadan, assinalou a importante contribuição dos psicólogos policiais na prevenção a este tipo de crime. “Este profissional tem condições técnicas de desenvolver e executar ações de prevenção à violência sexual contra crianças, pois seu campo de conhecimento estuda o desenvolvimento infantil, o qual compreende, também, a sexualidade infantil”, concluiu.