Esta quarta-feira (29) foi marcante para a Educação Pública de Brusque. Os alunos da rede, juntamente com os profissionais, realizaram a EDUTECH: Mostra de Educação, Tecnologia, Inovação e Ciências. O Bloco D da Uniasselvi foi tomado pelas inovações dos estudantes ao longo do ano letivo.
Os projetos foram distribuídos em cinco categorias: circuito elétrico, pensamento computacional, arduíno, makey makey e scratch. Com isso, foram apresentados robôs que respondem ao toque, carrinhos de controle, jogos personalizados, sensores supersônicos, instrumentos musicais e muita inovação.
A Secretaria de Educação, Franciele Mayer, destaca que, com esses trabalhos, os alunos interagem com todas as disciplinas. "Parece até uma brincadeira, pois é divertido ver funcionando. São jogos, interações. Mas antes disso, existe todo um estudo e preparação dos alunos para chegarmos a este resultado".
No evento, alunos de todas as idades puderam expor seus trabalhos. A tecnologia e a robótica são uma realidade para quase todas as unidades do município, e vêm ganhando cada vez mais força, como, por exemplo, o Laboratório Itinerante de Robótica, o Clube de Robótica, entre tantos outros projetos que levam os alunos para o mundo da tecnologia.
Em sua fala, o professor Rogério dos Santos Pedroso, um dos principais responsáveis pela implementação da Robótica Educacional, emociona-se ao ver a mostra sendo realizada. "São anos de lutas e conquistas que tivemos até chegar a este momento tão lindo. Nunca trabalhamos sozinhos, sempre em conjunto. É isso que nos proporcionou o belo resultado de hoje".