A noite de quarta-feira (29), foi especial para os estudantes do Terceirão do Colégio São Luiz, que finalizaram seu ciclo na instituição com a solenidade de formatura. O evento, realizado no auditório da Paróquia Luís Gonzaga, reuniu pais e familiares, direção pedagógica e professores para comemorar o início de uma nova jornada na vida destes jovens.
“Como é maravilhoso contemplar, vibrar, comemorar por uma etapa da vida que não é o fim, mas o meio para iniciar uma nova etapa. O que vocês acabaram de vivenciar é um propedêutico que, pelas vossas escolhas, será consolidado para o que desejam para as vossas vidas. Não se esqueçam que a conquista celebrada hoje não é uma atividade meramente cerebral, mas que deve envolver nosso ser por inteiro, educando nossa sensibilidade, moldando nosso caráter e definindo nossas atitudes”, declarou o diretor do colégio, padre Silvano João da Costa, durante a cerimônia.
Padre Silvano ainda lembrou que os estudantes, agora formados, são a esperança de um futuro melhor. “Peço que nunca se esqueçam que as grandes conquistas se fazem de pequenos gestos, desejo que vocês se tornem grandes profissionais, mas esse desejo não exclui o desejo que vocês se tornem humanos, bondosos, generosos. Sejam muito felizes nos seus caminhos e não se esqueçam que são sementes de um amanhã muito mais iluminado de sabedoria e graça”, ressaltou.
Por fim, ele agradeceu aos pais pela confiança e parceria com a instituição, finalizando sua fala com a prece de São Francisco de Assis. “Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz, onde houver ódio que vocês levem o amor; onde houver ofensa, que vocês levem o perdão; onde houver discórdia, que vocês levem a união; onde houver dúvida, que vocês levem a fé; onde houver erro, levem a verdade; onde houver desespero, levem a esperança; onde houver tristeza, levem a alegria; onde houver trevas, levem a luz”, expressou.
A coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso, também expressou o sentimento de gratidão pela formatura de mais uma turma e desejou sucesso na nova jornada dos concluintes. “Hoje percebemos que a nossa missão foi cumprida, no sentido de que os alunos saem do colégio com uma série de competências que possam aplicar no mundo e consigam realizar tudo que almejam. Nossa expectativa é de que eles sejam excelentes profissionais, mas acima de tudo sejam boas pessoas”, frisou.
Momentos que serão levados para a vida
Durante a solenidade, as alunas Ana Beatriz Lima Witkowsky e Julia Heil Belli, proferiram o discurso de formatura. Elas iniciaram com uma viagem no tempo, começando pelo primeiro dia de aula na Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental I e II, até chegar ao Ensino Médio e finalizando no terceirão.
“Juntos enfrentamos desafios, estudamos até tarde da noite, realizamos projetos em equipe e criamos memórias duradouras. Somos uma família, unida pela amizade e pelo objetivo comum de buscar conhecimento. No último dia do terceirão a sala ecoava de risos e suspiros, cada olhar trocado carregava anos de histórias compartilhadas. As aulas podem ter terminado, mas as memórias e amizades viverão para sempre em nossos corações. O adeus é apenas o início de novos capítulos para cada um de nós”, destacava o texto.
As alunas relembraram e expressaram sua gratidão aos professores, que fizeram parte da sua trajetória, a coordenação e a direção do colégio.
“Agradecemos a cada professor por seu compromisso e dedicação em nos moldar como profissionais e seres humanos melhores. Seu comprometimento com a educação não passa despercebido, obrigado por investir tempo, paixão e energia em cada um de nós. As lições que levamos vão além de livros, são lições de vida, ética e resiliência. Que cada um de vocês receba em dobro a grandeza que generosamente compartilharam conosco. Obrigado por não serem apenas educadores, mas sim inspirações”, declararam as alunas.