O vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (PRD), comemorou na tribuna da sessão ordinária desta terça-feira, 30 de novembro, a notícia de que o Hospital Azambuja está na reta final do processo para receber habilitação em tratamentos oncológicos pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
“Está muito perto de isso acontecer. É possível que isso já aconteça no ano que vem e a gente consiga dar mais conforto às pessoas”, disse Zanata. Hoje, os pacientes com câncer do município precisam se deslocar a Blumenau para receberem o atendimento.
O parlamentar apresentou ao plenário imagens e dados sobre a estrutura oferecida pela casa de saúde. Ele destacou investimentos em hemodinâmica, aparelhos de ultrassom e a ampliação do Centro Cirúrgico, com investimentos de empresários de Brusque, para abertura de 16 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Rick também exibiu fotos da construção da nova torre da instituição, que está sendo erguida atrás da atual estrutura do hospital. “Uma torre de 7 mil m². Tudo isso pra atender a nossa população. Nessa nova torre serão construídos 30 leitos de internação, 10 amplas salas de cirurgia, 20 novos leitos de UTI adulto, 16 novos leitos de UTI neonatal, laboratório e um heliponto. Outra informação importante é que a partir do ano que vem o hospital planeja fazer cirurgias robóticas dentro da instituição”, informou o vereador.
Em apartes, os vereadores Natal Lira (DC), Rogério dos Santos (Republicanos,) Valdir Hinselmann (PL) e Deivis Junior (MDB) reforçaram a relevância do Azambuja para o município de Brusque e toda a região, bem como o bom trabalho realizado pela gestão da diretoria do hospital.