Reunião da diretoria da ACIBr recebe secretário municipal da Fazenda

Na tarde de segunda-feira, 4 de dezembro, durante a reunião de diretoria, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recebeu o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica de Brusque, José Henrique Nascimento. Na oportunidade, ele apresentou à entidade o Plano Municipal de Parcerias e todas as ações relacionadas, como o ajuste na Lei de Adoção de Equipamentos Públicos e as frentes prioritárias que deverão movimentar as parcerias e concessões. Também esteve presente no encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Cassiano Tavares. 

“Nossa presença aqui na ACIBr teve o intuito de apresentar o Plano Municipal de Parcerias, que visa incentivar o investimento em lazer, turismo e esporte. Ao mesmo tempo, ele também garante a execução de serviços públicos, que até então não foram prestados ou que podem ser aperfeiçoados, por meio do apoio da iniciativa privada”, explica o secretário. 

Nascimento destaca a importância de apresentar a proposta para a ACIBr, pois a entidade concentra grande parte do empresariado brusquense. “Conversamos de forma muito aberta com a diretoria da ACIBr pois, sem a compreensão da entidade de que se trata de um plano estratégico e prioritário para a gestão da prefeitura, nós não caminharíamos. Então saímos daqui com o aval da ACIBr e muito empolgados e seguros de que estamos estruturando e estudando o que é melhor pra cidade de Brusque”, frisa Nascimento. 

Ações prioritárias
Conforme apresentado na reunião, a ação prioritária será no tratamento de esgoto sanitário. Segundo dados informados por Nascimento, Brusque tem menos de 9% de seu esgoto coletado e tratado de forma correta. “O Marco do Saneamento é muito claro, precisamos atingir mais de 90% do município nos próximos 10 anos. E sem o apoio da iniciativa privada será impossível cumprir essa meta. Por isso vamos caminhar com a concessão desse serviço. Ao mesmo tempo em que estudamos a questão dos equipamentos públicos, principalmente o Parque das Esculturas e o Observatório do Mont Serrat, estamos abertos à propostas para fomentar o turismo e o lazer em Brusque”, comenta. 

Legislativo e executivo alinhados
Também presente na reunião, o presidente da Câmara, Cassiano Tavares, ressalta que o Executivo e o Legislativo trabalham com ideias alinhadas, buscando o melhor para a população brusquense. 

“Na nossa conversa com a diretoria mostramos que, acima de tudo, os poderes estão alinhados na busca de melhorias para Brusque. Sempre mantendo a independência, mas alinhados. E nada melhor do que compartilhar essas ações que estão sendo planejadas com a ACIBr, que sempre está nos auxiliando nessa busca de formar uma cidade ainda melhor”, expressa.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, afirma que a entidade avalia positivamente a iniciativa da prefeitura. Segundo ele, a ACIBr acompanhará os próximos passos do poder público no Plano de Parcerias. 

“Nossa conversa hoje foi muito produtiva. Mostramos para o secretário nosso posicionamento empresarial, que sempre avalia como positiva a redução dos gastos públicos através de parcerias e concessões com a iniciativa privada. Nossa vontade sempre foi de ter uma prefeitura mais leve, capaz de investir naquilo que realmente é o dever do Executivo, como educação, infraestrutura e saúde”, pontua.

Marlon enfatiza que a entidade continuará acompanhando esse processo. “Creio que agora o importante é avaliar os critérios utilizados nas licitações e fiscalizar os locais que serão explorados, para que não haja nenhum problema no futuro. A prefeitura acerta quando se abre ao diálogo com os empresários, especialmente para apresentar esse modelo de Parceria Público-Privada, que beneficia a cidade”, finaliza.