A entrega do Livro da Vida, atividade que envolve os primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz, foi marcada por muita emoção nesta segunda-feira, 4 de dezembro. Pais e mães acompanharam atentos as apresentações, preparadas com carinho pelas crianças e professores. Mas todos estavam mesmo ansiosos para conhecer as páginas escritas ao longo do ano, que apresentam a retrospectiva da vida das crianças, desde o nascimento até a alfabetização.
A professora do 1º ano 1, Ivana Puhler, explica que o Livro da Vida é um trabalho em conjunto entre a família e a escola. Uma parte é preenchida pelos pais e a outra, produzida em sala de aula. “Trabalhamos valores humanos e cristãos. Os pais montam um histórico da criança e da família, e os estudantes complementam o conteúdo com as vivências do primeiro ano”, afirma.
Quando as páginas se unem, o Livro da Vida se forma, com essa rica trajetória de amor e acolhimento. “É um livro que continua. Por isso, é muito importante a participação dos pais em todas as etapas, para o desenvolvimento das crianças”.
A professora destaca que nas páginas do livro fica evidente a evolução dos alunos, que agora já sabem ler e escrever. “O processo de alfabetização é muito lindo e mágico. Em conjunto com a família, conseguimos chegar neste resultado. É maravilhoso acompanhar essa conquista”, diz.
O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, enaltece a importância e o envolvimento da família. “Quantas alegrias, quantas lembranças o Livro da Vida traz. Obrigada, famílias, por serem quem vocês são. Presença de amor e afeto, ajudando a construir a história desse pequeno, dessa pequena. O tempo passa e o que nos resta é vivenciar com intensidade cada momento. Que o Livro da Vida que hoje celebramos, seja vivenciado em muitas outras páginas que seus filhos vão escrever junto com vocês”.
Lembranças
Mãe de Arthur, Fabrine Habitzreuter Baron se emocionou do início ao fim do evento. “Chorei muito, estou muito emocionada. Foi além do que eu esperava. Pude reviver várias lembranças junto dele”, expressa.
Carina Boos é mãe do Henrique e destaca a atenção dada pelo colégio ao filho e à família. “Só tenho a agradecer à professora e a toda a equipe pela atenção. Foi muito legal ver a evolução dele pelo livro. É um momento emocionante e vamos guardar com muito carinho”.