História do Colégio São Luiz é tema do Festival de Valores

O Colégio São Luiz promoveu nas noites de quarta-feira (6) e quinta-feira (7), mais uma edição do Festival de Valores. Realizado no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, o evento já é tradicional no calendário escolar e, este ano, trouxe como tema os 120 anos da instituição. Por meio de danças e encenações, os alunos da Educação Infantil se apresentaram para uma plateia formada por pais, familiares e amigos. 

“Encerrar o ano letivo com o Festival de Valores, como o nome já diz, é trabalhar as virtudes que o colégio tem como missão: levar para os nossos alunos não só o conhecimento para o intelecto mas, sim, uma formação integral, como orienta nosso fundador, Padre Dehon. Realizar esse festival é celebrar estes valores e, juntamente com os pais, encerrar mais um ano”, comenta o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa. 

Relembrando a história 
Nesta edição, o Festival propôs ao público uma viagem no tempo, conforme explica a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow. Segundo ela, o espetáculo foi pensado para contar a história da instituição, que se mistura com a do município. 

"O cenário é uma cozinha, e em cada década sempre passa uma família por ela, trazendo costumes rotineiros e ligando o colégio com o que está acontecendo na sociedade. Buscamos inserir elementos como comércios locais famosos que hoje não existem mais, lugares que os alunos frequentavam, como o Cinema Real, e também ex-professores e diretores do colégio. Claro, tudo isto fazendo uma ligação com as músicas que as crianças apresentaram", ressalta Sandra. 

Através de sucessos musicais de cada época, as crianças abrilhantaram ainda mais a retrospectiva do colégio e encantaram o público, formado por pais, familiares e muitos egressos do São Luiz. 

"Acreditamos que o espetáculo resgatou memórias de muitos pais e familiares que foram alunos da instituição, porque relembramos muitas pessoas que fizeram parte dessa história, como as Irmãs da Divina Providência, que iniciaram esse trabalho e por aqui ficaram por mais de 90 anos. Também muitos professores que já passaram pelo colégio, enfim, foi uma emocionante viagem na história", expressa. 

Emoção dos pais
Entre os pais que prestigiaram o espetáculo, estava Luiza Vieira, que é mãe da Donatella, Vicente e Vitória, das turmas do maternal, nível B e D, respectivamente. Ela conta que todos estavam ansiosos para a apresentação, pois os pequenos queriam fazer uma surpresa sobre as coreografias e músicas. 

“É emocionante ver eles no palco, pois se dedicaram muito nos ensaios, mas em casa não mostraram nada para nós. Nem qual música seria eles contaram. Hoje se arrumaram cedo, estavam ansiosos, pediram para eu sentar bem na frente e registrar tudo”, fala Luiza.

Quem também estava na primeira fileira era Suellen Raizer e a filha, Lívia Maria Raizer Pruner, prestigiando a caçula, Laís Maria Raizer Pruner, do nível D. A mãe diz que, como ex-aluna do São Luiz, é ainda mais emocionante ver as filhas vivendo as mesmas experiências no colégio. 

“Estudei no São Luiz, me formei na turma de 1999. Ter minhas filhas estudando aqui e acompanhar o desenvolvimento delas é uma sensação ímpar, porque eu posso vê-las experimentando tudo que eu vivi. A Laís está no nível D e essa é a última apresentação dela no Festival de Valores, então tem uma emoção a mais, estou com o coração transbordando de alegria”, fala Suellen. 

Ela ainda conta que a pequena Laís estava ansiosa para se apresentar. “Ela ensaiou muito, em casa era toda hora, no banho embaixo do chuveiro, na sala, enfim, estava ensaiando para fazer tudo certinho quando subisse no palco”, enfatiza.

Programação de natal incia nesta sexta-feira com acendimento das luzes

Na noite desta sexta-feira (8), começa a programação do Um Natal em Família, na Praça Barão de Schneburg, no Centro. Ás 19h45 tem apresentação da Orquestra Municipal de Guabiruba. Na sequência, ocorre o ato solene seguido pelo acendimento da iluminação natalina, abertura da casa do Papai Noel e a chegada do bom velhinho. As atividades e programação da praça seguem até o dia 24 de...
Continuar lendo...

Reitora da UNIFEBE se reúne com o novo embaixador da Itália no Brasil

A reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz, se reuniu na noite da última terça-feira, dia 5 de dezembro, com o novo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e com a Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti.  O encontro, realizado em Florianópolis, contou com a presença de autoridades do poder executivo e legislativo catarinense, lideranças...
Continuar lendo...

Brusque se despede de padre Flávio Morelli

Pouco depois das 10h desta sexta-feira, 8 de dezembro, o corpo do padre Flávio Morelli deixou a igreja Matriz São Luís Gonzaga ao som do badalar dos sinos. O cortejo fúnebre contou com a escolta da Guarda Municipal de Trânsito e do Corpo de Bombeiros, em reverência aos seus mais de 70 anos de vida religiosa. O sacerdote foi sepultado junto dos pais, no Cemitério São José, no bairro Dom Joaquim.  Não faltaram flores,...
Continuar lendo...