A Comissão Processante da Câmara Municipal de Brusque, que apura o caso da rachadinha envolvendo o vereador suspenso Jocimar dos Santos (DC), ouviu o primeiro dos envolvidos no caso. Eder Leite, do mesmo partido de Jocimar, depôs na tarde desta sexta-feira (19). A oitiva ocorreu na própria sede da Câmara.
Eder iniciou o depoimento relatando toda a situação que culminou com sua denúncia ao Ministério Público (MP). Ele apresentou, inclusive, áudios de conversas com Jocimar e com o próprio MP. Disse, ainda, que nada foi planejado ou arquitetado.
A comissão questionou se ele havia sido instigado a fazer a denúncia, e Leite afirmou que toda a decisão partiu dele, sem que houvesse qualquer pessoa envolvida ou que o tivesse orientado.
Ele negou, inclusive, que tivesse contato com Jocimar, bem como não teve envolvimento do suplente Rodrigo Voltolini (DC), que assume no lugar de Jocimar, para que a denúncia fosse feita.
O depoente também confirmou à Comissão que sua esposa ocupa cargo comissionado na Prefeitura, a partir de indicação de Jocimar pela cota do partido.
Eder Leite também foi questionado pelo advogado de Jocimar, presente na sessão, Richard Olivette, sobre como ele planejou o flagrante. Ele negou que tenha havido qualquer planejamento sobre a ação.
As oitivas da Comissão Processante seguem durante toda a próxima semana. Na segunda-feira, também às 14h, serão ouvidos policiais que fizeram a prisão em flagrante de Jocimar.
Colaboração: Claudio Santos.