O setor têxtil continua forte na cidade de Brusque e faz com que a região, a própria cidade e municípios de seu entorno, figurem como o pólo do setor no país. Muitas empresas vem buscando se instalar na cidade para atuar neste ramo, além de empresários que já estão instalados no município que desejam ampliar os investimentos. A afirmação foi feita pelo novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, Valdir Walendovsky, no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade FM desta quarta-feira (24).
Segundo ele, apesar de estar há poucos dias à frente da pasta, já é possível obter algumas informações acerca de como o campo econômico local está se desenvolvendo. Para ele, Brusque, Guabiruba e Botuverá formam o grande pólo têxtil do Brasil pela presença de grandes empresas.
“Porque não é só fazer a malha ou o tecido ou a toalha. Tem todos os insumos para estes produtos que circundam aqui. Então, Brusque tem solução para o setor têxtil na cadeia produtiva toda”, destacou ele.
Conforme o secretário, empresários da região estão investindo em equipamentos de alto nível e modernizando o parque fabril de suas empresas para melhorar a produtividade. Esse detalhe aponta para o que considera fato: o setor têxtil está a todo vapor. Algo motivado pela vocação da região, que carrega o DNA têxtil, afirma ele.
Outro dado apontado por ele são de empresas que, dez anos atrás eram de porte pequeno e que, atualmente, vendem para mercados externos. “Não é só empresa grande. Temos muitas empresas de pequeno e médio porte que, hoje, estão se cercando de equipamentos atuais para crescer e fazer o melhor produto”, frisou.
Valendowsky entende que Brusque não deve pensar em competir com regiões como Balneário Camboriú, por exemplo. Enquanto a cidade tem por característica a indústria têxtil e de serviços, a cidade do litoral carrega forte o turismo como carro-chefe.
Para o secretário, o poder público, no caso, a Prefeitura, tem papel de facilitar o desenvolvimento através do apoio para instalação de novas empresas e o crescimento das já cosntituídas.
A entrevista completa com o secretário pode ser conferida no link do programa Rádio Revista Cidade.