Alunos do Colégio São Luiz vivem imersão na cultura alemã

Estudantes do Colégio São Luiz, os jovens Betina Mosimann Busnardo, Isabella Cris Nicolau, Maria Elisa Padoani Reis Samudio, Olívia Baumgärtner Kohler e Rodrigo Silva Gelsleichter, estão vivendo dias de muito aprendizado na Alemanha.

Acompanhados do frater João Pedro Kuberesky, ex-aluno da Faculdade São Luiz, os jovens embarcaram no dia 26 de dezembro para um intercâmbio em terras germânicas.

Logo que chegou no aeroporto de Frankfurt, o grupo partiu para a cidade de Freiburg im Breisgau, no estado de Baden-Württemberg. Lá, os jovens ficaram hospedados por alguns dias no Convento Sagrado Coração de Jesus. Durante esse período, os intercambistas realizaram passeios pela região, como na Floresta Negra (Schwarzwald), na parte universitária da cidade de Freiburg (Albert-Ludwigs-Universität) e também em duas cidades da França (Estrasburgo e Colmar).

Os padres que administram o Convento de Freiburg são brasileiros: padre Márcio Antônio Auth, que é o reitor, e padre Tarcísio Darrós Feldhaus, que é o ecônomo, ambos ex-alunos da Faculdade São Luiz, o que facilitou a experiência dos jovens no início do intercâmbio. “Em meio a mais brasileiros, eles se sentiram ainda mais em casa”, destaca frater João, que viveu um ano de seu caminho formativo em Freiburg.

Acolhimento nas famílias
Na programação, no dia 7 de janeiro, Betina, Olívia e Rodrigo partiram para a segunda e mais importante parte do intercâmbio: o tempo de estudos na escola de Stegen e a permanência em casas de famílias que os acolheram.

No dia seguinte, foi a vez de Isabella e Maria Elisa seguirem para Handrup, pequeno vilarejo situado no norte da Alemanha, no estado da Baixa Saxônia. Acompanhadas do frater João, as duas alunas foram acolhidas pela comunidade, no colégio e nas famílias que vivem naquela região.

As escolas que receberam os alunos do Colégio São Luiz são ligadas à Província Alemã dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Frater João explica que o Gymnasium Leoninum, de Handrup, ainda é local de trabalho pastoral dos padres dehonianos. Já o Kolleg St. Sebastian, de Stegen, não está mais ligado diretamente à Congregação, mas permanece ligado afetivamente aos padres dehonianos, que durante muitos anos se dedicaram a esta obra. “Este tempo de estudos nas escolas e permanência em casas de famílias faz com que os alunos vivam uma verdadeira imersão na cultura alemã. Através desta oportunidade eles podem observar outra visão de mundo, estruturas familiares, língua estrangeira e costumes locais”, destaca frater. 

Vivência cultural
Os alunos intercambistas permaneceram com as famílias até domingo, 21 de janeiro. Neste dia, Betina, Olívia e Rodrigo, que estavam em Stegen, acompanhados pelo frater João, foram para Handrup, para conhecer a outra escola e se encontrar com Isabella e Maria Elisa.

Além disso, na programação dos alunos ainda está prevista uma viagem para Amsterdã, na Holanda, e dois dias de passeio em Berlim. “A capital alemã dará aos jovens uma grande experiência de visita a locais importantes do século 20, que tem sua história marcada pelas guerras mundiais, regime nazista e a divisão da cidade através do Muro de Berlim”, ressalta o frater. De Berlim, o grupo embarca no dia 26 de janeiro de volta para o Brasil.

Criança de 1 ano tem 30% do corpo queimado com água fervente

Um bebê de 1 ano e 4 meses foi levado ao hospital após ter 30% do corpo queimado em um acidente doméstico com uma chaleira elétrica. O fato ocorreu na manhã de quarta-feira (24), na cidade de Canoinhas. Segundo informações divulgadas pelo portal Canoinhas Online, o Corpo de Bombeiros foi até o local e encontrou a vítima, uma criança com queimaduras de segundo grau nas regiões do rosto, pescoço, braço e...
Continuar lendo...

Soelito Gohr almeja uma vaga na Paraolimpíadas de Paris 2024

De um acidente que quase tirou sua vida para inúmeras conquistas mundiais no ciclismo. É possível resumir desta maneira a história do brusquense Soelito Gohr, que representa o município de Brusque em diversas competições, faz parte do programa Bolsa-Atleta e está em busca de uma vaga na Paraolimpíada de Paris 2024.  A carreira do atleta começou cedo. Aos 14 anos, Soelito começou a competir no ciclismo pela...
Continuar lendo...

Mega Motos promove “Dia D” com teste da XRE300 Sahara

No sábado (27), a Mega Motos Honda de Brusque vai promover o “Dia D”, com Test Ride da nova Honda XER300 Sahara. O atendimento será das 8h às 13h, com café da manhã e promoções especiais. Quem fizer o Consórcio Nacional Honda neste dia vai ganhar uma camiseta oficial da Honda Store.  A nova moto – que é sinônimo de aventura e adrenalina – ganhou novo design, mais tecnologia e...
Continuar lendo...