O hospital de Azambuja recebeu mais uma notícia positiva na luta para realização de tratamento oncológico de pessoas portadoras de câncer. A Comissão Intersetorial Regional (CIR) da saúde, da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), formada por representantes de diversos municípios e do governo estadual, deu parecer favorável para que o hospital seja credenciado e habilitado a executar estes serviços.
O vereador Ivan Martins (REP) comemorou a notícia. Na sessão desta terça-feira (6) da Câmara Municipal de Brusque, ele falou a respeito do tema, que tem sido levantado com frequência durante seu mandato. Agora, segundo o parlamentar, resta apenas a decisão do governo do estado diante da decisão da CIR.
“Sabemos que o setor oncológico tem uma demanda muito grande aqui no nosso munícipio e região. São pessoas que vão para Blumenau, a fonte que recebe nossos doentes daqui. É uma dificuldade muito grande e com esse credenciamento vamos atender a um grande número de cidadãos aqui de Brusque”, destacou ele.
Martins lembra que, agora, a questão passa por decisão política. O trâmite técnico que culminou com o parecer da comissão regional está vencido.
“Agora vem da Secretaria de Saúde, do nosso governador, através do Ministério da Saúde. Vai depender da intervenção que parte das nossas autoridades políticas”, disse, lamentando Brusque não ter representante da cidade e região eleito para defender a bandeira.