Brusque já registrou 34 casos de dengue em 2024

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta sexta-feira (9), os números de dengue e dos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 34 casos confirmados de dengue em 2024.

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira, com 13 casos confirmados. Os outros se dividem nos bairros Águas Claras, Bateas, Cedrinho, Dom Joaquim, Maluche, Planalto, Rio Branco, Santa Terezinha, São Pedro, Steffen e Volta Grande. Nesta semana, foram 11 novos casos. 

Não há pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém há quatro pacientes internados em enfermaria hospitalar.

Focos

São 132 focos confirmados no município, espalhados em 24 regiões da cidade. 

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são São Pedro com 15 focos; Águas Claras e Centro II, com 12 focos cada; Guarani com nove; Bateas e Steffen com oito focos cada; Dom Joaquim com sete e 1° de Maio, Maluche e Rio Branco com seis focos cada; 

Azambuja e Souza Cruz com cinco cada; Cedrinho, Centro I e Santa Luzia com quatro focos cada.

A contagem segue com Limeira, Limoeiro, Nova Brasília e Santa Terezinha, com três focos cada; Poço Fundo, Santa Rita, São Luiz e Tomaz Coelho com dois cada; Cedro Alto com um. O único bairro na cidade que não registrou foco algum, foi o bairro Ponta Russa. 

Pulverização

Na quarta-feira (14), ocorrerá, no final da tarde, a tradicional pulverização contra a dengue. O bairro da vez é a Limeira, nas ruas: Hilário Hoefelmann; Elvira Hoefelmann;  Frederico Francisco da Silva;  Florentino Gilli; Rio Grande do Sul e Paraná. 
  
A orientação é que os moradores recolham seus animais de estimação, e deixem as janelas abertas. Caso chova, a pulverização será transferida para o dia posterior, na quinta-feira (15), pela manhã ou à tarde. 

Orientações

Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Acidente entre caminhão e moto deixa dois feridos em Brusque

Uma colisão entre uma moto e um caminhão deixou duas pessoas feridas em Brusque na manhã desta sexta-feira (9). O acidente ocorreu por volta das 08h41, na Rua Frederico Petruscki, no bairro Centro. Conforme repassado pelo Corpo de Bombeiros, no local foram realizados os atendimentos nas vítimas, sendo uma mulher de 23 anos, condutora da moto. Ele estava consciente e orientado, apresentando ferimentos no braço esquerdo. Já a outra vítima,...
Continuar lendo...

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no Santa Rita

Um motociclista ficou ferido em Brusque na tarde desta sexta-feira (9), após uma colisão entre um carro e uma moto. O acidente ocorreu por volta das 15h15, na saída da Rua Felix Costa com a Rua Santos Dumont, entre os bairros Santa Terezinha e Santa Rita. Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade no local do acidente, os bombeiros atenderam um homem de 22 anos que era condutor da moto Yamaha/XTZ. Ele estava consciente e orientado,...
Continuar lendo...

Homem é preso no Itaipava com aproximadamente 100kg de maconha

Na quinta-feira (9), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão Investigação Criminal de Itajaí, prendeu um homem com aproximadamente 100 quilos de maconha e uma arma de fogo no bairro Itaipava, em Itajaí. O suspeito fugiu da abordagem policial e, após perseguição e troca de tiros, foi preso com ferimentos na cabeça. Entenda o caso Após o recebimento de informações sobre a vinda de um...
Continuar lendo...