O Curso de Costura Industrial gratuito, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento - Sindivest, está com inscrições abertas. O projeto, de cunho social e profissionalizante, faz parte do programa "Costurar está na moda" e é desenvolvido em parceria com a Câmara Têxtil da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, onde as aulas são ministradas.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 47-3355-6582 ou pelo Whatsapp 47-99639-4351, para realizar sua inscrição, até o dia 20 de fevereiro. Serão disponibilizadas apenas 25 vagas e podem se matricular pessoas com idade a partir de 18 anos.
As aulas iniciam na quarta-feira (21) e serão realizadas semanalmente, nas quartas e sextas-feiras. No total, serão 60 horas de aulas práticas e focadas para um melhor aprendizado.
“Os alunos não têm nenhum custo para participar do curso de Costura Industrial. Todo o investimento, que fica em torno de R$ 2,1 mil por aluno, é subsidiado pela Fiesc, pelo Senai, Sindivest e empresas madrinhas, que fornecem o material para a prática. O investimento deles é o tempo e a dedicação para aprender e se tornarem bons costureiros”, destaca a presidente do Sindivest, Onésia Adriana Liotto.
De acordo com ela, o Sindicato tem planos para lançar este ano, além do curso básico, turmas avançadas e intermediárias. “Em novembro de 2023 formamos a terceira turma, então já foram 75 alunos treinados no total. É uma atuação bem importante, pois trabalhamos para disseminar o nosso segmento na região. Vamos qualificar cada vez mais e disputar essa mão de obra com os demais segmentos e setores. Estamos ansiosos para receber os alunos da quarta turma”, ressalta a presidente.
Para a aluna Eliane Regina de Medeiros Mendonça, que concluiu o curso no ano passado, a formação foi uma grande conquista. “Conquistamos a habilidade de transformar tecido em arte. Cada ponto costurado nas aulas representou não apenas uma costura, mas uma jornada de aprendizado e superação. Desejo que nosso futuro seja tão bem costurado quanto cada projeto que realizamos”, afirma ela, que foi a oradora da sua turma na formatura.