Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15), na Prefeitura de Brusque, contou com a presença de diversos secretários do governo municipal, diretores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc); e foi articulada por Aldinei de Souza, o Nei, Diretor-Geral de Gabinete do município.
Com o objetivo de realinhar estratégias e prioridades para a cidade de Brusque, o encontro definiu que as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social passem a receber o nível um de prioridade da Celesc, o mais alto grau. Assim, em situações emergenciais, como um apagão, as unidades consumidoras dessas pastas receberão prioridade para a restauração do serviço.
Dessa maneira, no caso da Saúde, remédios e vacinas que precisam ser armazenados em ambientes climatizados não correm risco de ser desperdiçados pelo aumento da temperatura, garantindo sua integridade para servir à população. Casos parecidos com a Educação e Desenvolvimento Social, no que diz respeito à conservação de alimentos, especialmente quanto à merenda escolar.
Além da preservação de remédios, vacinas e alimentos, há também a preocupação em garantir a climatização aos usuários, sejam alunos da rede municipal ou pacientes da unidades de saúde, assegurando mais conforto a todos.
Embelezamento e organização da cidade em pauta
Outro assunto abordado diz respeito a uma maior organização dos fios expostos em postes da cidade, aos trabalhos realizados pelos prestadores de serviço terceirizados da Celesc, que muitas vezes não dão o acabamento ideal à obra, tudo isso tendo em vista uma Brusque mais bonita e organizada para os brusquenses.
De acordo com Aldinei de Souza, Diretor-Geral de Gabinete do município, o objetivo do encontro era dar mais atenção às prioridades de Brusque.
“O objetivo de trazer a diretoria da Celesc de Blumenau e a diretoria de Brusque é montar uma parceria para dar atenção às nossas prioridades. Por exemplo, a Saúde, nós temos uma câmara fria, que é onde aguenta os remédios. Às vezes, quando dá uma pane de luz em um transformador, então temos uma parceria imediata para não haver prejuízo financeiro e nem a população ficar sem um produto. As escolas, quando queima o transformador, a escola fica sem luz, sem luz para fazer o cuidado com a merenda na geladeira. Então a intenção de trazer a Celesc aqui e o secretariado é de aproximar, passar o telefone pessoal um para o outro e montar essa parceria”, resumiu Nei.
Sobre o aspecto visual da cidade, Nei salientou a importância de deixar o município mais bonito e organizado para o cidadão. “E também a nossa cidade, que tá com muito fio jogado, as calçadas quebradas, quando a gente faz os canteiros de flores, a Celesc vem trocar o poste. A Celesc não, na maioria das vezes é uma empresa terceirizada. Então a gente montou uma parceria de fiscalização. Agora, mexeu em alguma estrutura, em calçada, em estrada, em rótula, nós vamos notificar a Celesc e a Celesc vai notificar a empresa. O objetivo mesmo é estar mais junto, é pegar o governo municipal e o governo estadual, que é a Prefeitura de Brusque, o governo do estado e Celesc, e estar junto. Juntos somos mais fortes, podemos resolver a coisa mais rápido e mais fácil”, concluiu.
Já a Celesc, representada por João Marcos Ribeiro, gerente regional de Blumenau, se mostrou muito receptiva quanto aos assuntos abordados na reunião e garantiu o fortalecimento da parceria com o município. “O convite veio do gabinete do prefeito, veio o convite para a gente comparecer aqui na cidade de Brusque, na prefeitura, com todo o secretariado, o corpo técnico, e alinhar a parceria que existe entre Brusque, a prefeitura de Brusque e a Celesc para atender todas as demandas que envolvem o crescimento da cidade, a melhoria, a continuidade da qualidade da energia elétrica, o atendimento às unidades educacionais, de saúde assistencial. A questão da fiação, que a gente tem com as compartilhadoras para manter uma cidade limpa, mais organizada, a questão dos posteamentos, que são relocados para que a calçada seja sempre recuperada conforme estava antes da interação das equipes terceirizadas da Celesc”, explicou João Marcos.
O gerente da Celesc garantiu que esse reforço na aproximação com Brusque trará bons frutos a todos os envolvidos. “É uma ajuda mútua entre Prefeitura e Celesc para manter uma cidade muito mais bonita e muito mais organizada”, assegurou.