''A cratera e o deslizamento que comprometeram a BR-470 são também reflexos das fortes chuvas que assolaram todo o Vale do Itajaí no fim do último ano'', destaca o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), Alysson Rodrigo de Andrade.
Foram realizadas visitas técnicas durante essa sexta (16) e manhã de sábado (17) com geólogos para averiguar quais seriam os problemas com a rodovia.
A permeabilidade do solo, que é a capacidade que se tem de absorver a água, é baixa, visto que a BR já tem mais de 50 anos. Serão utilizados equipamentos de drenagem para retirar toda a água que se mantém na terra.
“Estamos trabalhando em todos esses pontos. Em alguns realizamos muros gabião e, em outros, cortinas atirantadas. Cada um exige solução diversa” ressalta o superintendente.
Para os veículos de carga, deve-se seguir pelo trecho da BR-282/SC, já para os veículos leves é orientado que utilizem as vias do próprio município de Rio do Sul. A rodovia deve ficar interditada ao menos por 20 dias.