Acadêmicos da UNIFEBE lançam Podcast sobre psicologia

TDAH e contemporaneidade, psicoterapia infantil e supervisão clínica são alguns dos temas abordados no Torre Psi, Podcast, criado pelos acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE, Milena Hostins e Thiago Grott. Sob a orientação do professor André Thieme, os estudantes deram vida ao projeto de extensão, que visa, em forma de bate-papo, disseminar informações e conhecimento psicológico de forma leve e compreensível. Para isso, os acadêmicos trazem, em cada episódio, um tema pertinente sobre a área, debatido em entrevista com pesquisadores. Na primeira temporada, o Torre Psi conta com cinco episódios de aproximadamente 60 minutos, gravados no estúdio da Rádio UNI, um dos laboratórios da UNIFEBE. 

O projeto 
De acordo com a acadêmica Milena Hostins, a ideia de criar o TorrePsi surgiu da elaboração de um trabalho sobre ética do profissional psicólogo em relação à disseminação de informações nas redes sociais. Nas pesquisas, os estudantes perceberam que não apenas os psicólogos, mas também outros profissionais acabam tomando esse local de fala e usufruindo dos termos da psicologia para tratar de assuntos relacionados à saúde mental. “Nesse sentido, começamos a nos questionar sobre como o profissional psicólogo deveria se portar perante essa disseminação de conteúdos, que por muitas vezes, acaba sendo inadequada. Entendemos então que é nosso papel psicoeducar a população sobre os mais diversos temas por meio de fontes confiáveis e fidedignas”, explica a estudante. 

Para o professor e orientador do projeto, André Thieme, o Torre Psi contribuiu para a formação profissional dos estudantes e instigou a ir além das possibilidades apresentadas na universidade. “Por meio do projeto, os estudantes aprenderam a comunicar com uma população leiga, os conhecimentos psicológicos adquiridos ao longo da Graduação. Além de exercitar a habilidade de contatar com pesquisadores da área, fazendo perguntas qualificadas sobre o tema. Nesse sentido, nossos futuros psicólogos têm aperfeiçoado o diálogo com a sociedade, tornando mais acessível o conhecimento acadêmico”, esclarece o professor. 

A coordenadora do curso, professora Andreia Martins, destaca que o Torre Psi, é um projeto de extensão que visa, sobretudo, esse engajamento do estudante com a comunidade. “De maneira responsável, ética e embasada nos conhecimentos científicos, o projeto possibilita essa aproximação da universidade com a população em geral. Para a formação acadêmica dos estudantes ele representa ainda uma excelente oportunidade de visibilidade e de contato com o mercado de trabalho”, conclui a coordenadora. 

A escolha do nome
Logo no episódio piloto, os ouvintes são instigados a entender o significado do nome Torre Psi. A primeira temporada completa já está disponível gratuitamente no Spotify.

Mulher é socorrida após colisão de UP contra poste em Guabiruba

Uma colisão de um carro contra um poste em Guabiruba na manhã desta sexta-feira (1), deixou uma pessoa hospitalizada. A colisão ocorreu por volta das 07h42, na rua Orlandina Romani Vicentini, no bairro Guabiruba Sul. Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, no local foi verificado que um VW/UP havia colidido contra um poste. Os militares realizaram os atendimentos em uma mulher que estava consciente e orientada, relatando sentir dores no...
Continuar lendo...

Moto e camioneta colidem no cruzamento do Jardim Maluche

A colisão entre uma moto e um carro deixou uma pessoa levemente ferida na manhã dessa sexta-feira no cruzamento das ruas Vereador Oscar Krieger e Duque de Caxias, no Jardim Maluche. A colisão envolveu uma caminhonete Tucson e uma motocicleta. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado ao local, mas não precisou levar a vítima da moto ao hospital, visto que ela não apresentava ferimentos graves. O acidente aconteceu bem no cruzamento das duas ruas,...
Continuar lendo...

Prefeitura conserta ponte após reportagem da Rádio Cidade

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque consertou a ponte que dá acesso ao interior   ZT-006,  no bairro Zantão. O serviço foi executado na manhã desta sexta-feira (01). Na quinta-feira (29), a Rádio Cidade foi até o local e registrou a situação precária em que se encontrava a estrutura, com a madeira apodrecendo. RELEMBRE O CASO O perigo que havia na ponte fazia com que os moradores precisassem levar o...
Continuar lendo...