A Paróquia São Luís Gonzaga acolheu, na missa das 19h desta quinta-feira, 29 de fevereiro, a visita do Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus na Alemanha, padre Stefan Tertünte. Ele chegou à região na segunda-feira, 26, e deixou Brusque na sexta-feira, 1º de março, com destino ao Norte do Estado.
A missa das 19h na Matriz foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, acompanhado do visitante especial. Além disso, a celebração também marcou o Rito de Eleição e inscrição do nome das quase cem crianças da Iniciação à Vida Cristã, que receberão a Primeira Comunhão este ano.
Além da paróquia, outros lugares também receberam a visita do sacerdote dehoniano ao longo dos últimos dias, como a Casa Padre Dehon, o Convento Sagrado Coração de Jesus e o Colégio e Faculdade São Luiz. Ele ainda esteve nas paróquias de Botuverá e Guabiruba, além do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. A missão teve início no Brasil no começo do mês de fevereiro, e, após passar por Santa Catarina, segue para o Rio Grande do Sul.
A vinda de padre Stefan Tertünte fortalece parcerias e estreita laços com as instituições dehonianas com sede em Brusque e na região.
Brasil x Alemanha
Durante a celebração, o Superior Provincial fez questão de agradecer ao povo, sua fé e a acolhida. “Para mim, foi uma imensa alegria estar no coração da cidade de Brusque, onde a comunidade celebra e testemunha sua devoção, nesta bonita igreja”, comentou. Padre Stefan não esqueceu das crianças, que, descrito por ele, são ‘o futuro da fé’.
Para o pároco, ter a presença do Superior Provincial da Alemanha é motivo de alegria, e como religiosos do carisma dehonaiano, é um encontro de irmãos. “Muito da nossa história tem a presença dos missionários alemães, que um dia, aqui, iniciaram o que hoje colhemos frutos e continuamos construindo. Recebê-lo também foi para nós a certeza da renovação de que seguimos juntos na missão”, destaca Pe. Diomar. Como expressão de gratidão, o Superior foi presenteado com o Livro dos 150 anos da Paróquia, obra que também conta com uma mensagem do provincial, e que eternizou no livro a comunhão espiritual entre a Alemanha e a comunidade local.
Padre Stefan percorre um longo itinerário entre as Províncias da Congregação no país. Mas, em Brusque, se conectou com o centro da espiritualidade dehoniana. “Aqui temos o trabalho paroquial, que é muito diferente do que se faz na Europa. Em especial nesta noite na Matriz, ao ver tantas crianças presentes, ele pode interagir com elas. É bastante significativo, pois, não é a realidade da evangelização deles na Alemanha. Isso para nós também foi vivido com muita profundidade através da presença do padre Stefan e da memória que ele levou daqui”, enalteceu padre Diomar.
Conexão entre as gerações
A cidade de Brusque proporcionou à visita oficial do Superior Provincial uma afetuosa referência entre o passado e o presente da Congregação e seus primeiros missionários dehonianos. “Há uma relação muito bonita entre padres alemães e brasileiros no legado dessa região, e que há cem anos aqui chegaram. Eles vieram sem nada: trabalharam, e tudo construíram, como se pode ver tão bem nos dias atuais. Por isso há uma história, e, também uma história presente, porque há, neste momento, padres dehonianos brasileiros que trabalham na Alemanha e eu estou aqui visitando suas famílias”, relata padre Stefan.
A visita também vislumbra o aspecto das diferentes realidades entre as comunidades e, para o padre, Brusque demonstra uma parte especial no âmbito congregacional, como centro de gerações, sendo a cidade o berço – não só da fiação catarinense, mas há 120 anos polo de um colégio com esta idade e de uma paróquia sesquicentenária.
“É um centro muito forte da presença dehoniana que é importante conhecer. Me comove o coração estar aqui, porque, no passado, os missionários aqui chegaram sem nada, e, munidos do entusiasmo da sua fé, construíram o que agora é uma presença muito linda e forte. Por isso, é comovente encontrar o passado e o presente deste compromisso evangelizador”, revela.