Cocersul comemora Lei de Incentivo à Cerveja Artesanal

A Cooperativa Cervejeira Sul-Brasileira (Cocersul) celebra uma importante conquista para o setor cervejeiro artesanal da região de Brusque. Após um longo processo de colaboração com as autoridades locais, a cidade finalmente promulgou a Lei nº 4.646, em 15 de fevereiro de 2024, instituindo o Programa de Incentivo às Cervejarias Artesanais, Microcervejarias Artesanais, Nanocervejarias Artesanais, Cervejeiros Artesanais e Brewpubs.

Desde o início de suas atividades em 2019, a Cocersul tem incentivado a produção e venda de cerveja artesanal na região, promovendo emprego, renda e fortalecendo o setor através da união de seus membros. E ter uma legislação específica para fomentar a indústria cervejeira artesanal na cidade, é motivo de comemoração para a cooperativa, segundo o presidente Cicero Klas. "Esta lei é uma vitória para todos os cervejeiros artesanais de Brusque. Ela reconhece e incentiva o trabalho árduo e a dedicação dos produtores locais, proporcionando um ambiente mais favorável para o crescimento do setor", avalia.

Klas ressalta que, no universo das questões fiscais, a falta de incentivos específicos tem sido um desafio para os cervejeiros, tanto a nível federal, estadual, quanto municipal. "Identificamos que várias cidades vizinhas a Brusque possuem leis de incentivo especiais para o setor cervejeiro, certificando e garantindo a autenticidade dos produtos locais", explica o presidente da Cocersul. "Essas leis estabelecem critérios e classificação entre os produtores, incentivando o investimento no setor e permitindo que os estabelecimentos estejam localizados em áreas estratégicas para o fluxo de pessoas e turistas. Com isso detectamos que Brusque não possuía tal lei, e que era um anseio do setor", comenta.

O processo para a elaboração da lei não foi fácil, mas a persistência e o trabalho conjunto com as autoridades locais foram fundamentais. "Iniciamos as conversas com a Câmara de Vereadores há alguns anos, e após diversas etapas e reuniões, finalmente conseguimos a aprovação por unanimidade dos vereadores presentes em julho de 2023 e, em fevereiro deste ano, a lei foi sancionada", relata Klas. "Agora, estamos colaborando com a prefeitura para estabelecer as regras de certificação e funcionamento através de um decreto, para que o setor possa usufruir plenamente dos benefícios da lei", explica.

Para a Cocersul, esta conquista é um exemplo claro de como o trabalho conjunto pode gerar benefícios para toda a comunidade cervejeira. "O lema da nossa cooperativa é ‘a união que faz a cerveja’, e esta lei é uma prova disso, nos unimos em prol de uma legislação que trará benefícios a todos os produtores locais de cerveja artesanal", afirma Klas. "Estamos comprometidos em continuar apoiando e promovendo o desenvolvimento do setor cervejeiro artesanal de Brusque, garantindo qualidade e valor agregado aos nossos produtos", complementa.

Abertas as inscrições da XI Descida do Rio Itajaí-Mirim

Já estão abertas as inscrições para a XI Descida do Rio Itajaí-Mirim, evento tradicional organizado pela Defesa Civil de Brusque e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Neste ano, o evento vai ocorrer no dia 23 de março, a partir das 8h.  As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo link tinyurl.com/descida2024, em três modalidades: embarcação da Defesa Civil,...
Continuar lendo...

Delegado dá detalhes da morte da menina em Indaial

Na tarde desta quinta-feira (7), o delegado Filipe Martins, responsável pela investigação do caso da menina de 3 anos que foi morta pela mãe e pelo padrasto na última segunda-feira (4), concedeu uma entrevista para a imprensa da região para passar detalhes de como o crime teria ocorrido. Segundo o delegado, o crime foi notificado à Polícia Civil somente na manhã desta quarta-feira (6) como sequestro. Imediatamente, os policiais...
Continuar lendo...

Motociclista tem suspeita de fratura após acidente em Brusque

Uma colisão entre um carro e uma moto no cruzamento da Avenida Primeiro de Maio com a Rua Gustavo Halfpap deixou uma pessoa ferida. O acidente ocorreu por volta das 14h21, da tarde desta quinta-feira (7). Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade no local do acidente, quando o Corpo de Bombeiros chegou, encontrou o motociclista caído na via. Ele estava consciente e orientado, apresentando ferimentos pelo corpo, além de suspeita de...
Continuar lendo...