(VÍDEO) Internação involuntária já tem primeiros alvos

A Prefeitura de Brusque já tem mapeadas cerca de dez pessoas que serão abordadas e enquadradas no Decreto de internação involuntária. Esse levantamento foi feito pela Secretaria de Assistência Social e Habilitação juntos a pessoas em situação de rua. A informação foi confirmada esta manhã, no programa Rádio Revista Cidade, na Rádio Cidade FM, pelo procurador geral do município, Rafael Maia Niebuhr de Oliveira.

O decreto de internação involuntária foi assinado pelo Prefeito de Brusque, André Vechi, nesta segunda-feira (11). Ele determina a internação involuntária de pessoas com transtornos mentais, dependência química, em situação de rua ou não.

A internação involuntária visa a melhora da situação em que estas pessoas necessitadas passam, seja por abuso de drogas, falta de moradia ou o diagnóstico de transtornos mentais, segundo o procurador. Para isso, a Prefeitura irá contratar um espaço próprio para a o tratamento dessas pessoas.

‘’Que possam receber essas pessoas de maneira digna, para que não seja apenas um depósito de pessoas. A ideia é realmente contribuir para a recuperação dessas pessoas’’, relata Maia.

O poder aquisitivo do internado não é de importância. Segundo Maia, caso haja vagas disponíveis para atender às pessoas, elas serão ocupadas. Porém, serão acatados critérios socioeconômicos caso tenha mais pessoas necessitando do uso do decreto do que vagas.

O procurador explicou a diferença entre internação voluntária e compulsória. Internação voluntária não precisa de ação judicial para ser iniciada. O médico responsável toma a decisão do protocolo que vai encaminhar o paciente para tratamento.

Já a internação compulsória ocorre por ordem judicial.

Maia diz que a procuradoria possui contato direto com o Ministério Público, o que facilita a comunicação para o encaminhamento destes casos.

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Preso em Itajaí pode ter o maior acervo de pedofilia do estado

Um homem foi preso por suspeita de armazenar e compartilhar fotos pornográficas de crianças e adolescentes na internet. O fato ocorreu na manhã desta terça (12), em Itajaí. A Polícia Federal acredita que ele seja o morador de Santa Catarina com o maior acervo de conteúdo de pedofilia na internet. Os números exatos de arquivos que ele possuía em seus dispositivos não foi divulgado, mas está estimado na casa dos...
Continuar lendo...

Retornam as obras na E.E.F Doutor Carlos Moritz, no Zantão

Ainda no ano de 2023, foram iniciadas as obras de ampliação na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dr. Carlos Moritz, no bairro Zantão. A empresa licitada não concluiu os trabalhos dentro do cronograma estabelecido, fazendo com que a segunda colocada no processo licitatório fosse convocada para dar continuidade aos trabalhos. Neste momento, a nova equipe está se instalando na unidade e, em conjunto com os fiscais, está realizando o levantamento...
Continuar lendo...

Câmara cobra explicações do Samae sobre falta de água

A Câmara de Vereadores de Brusque vai convidar o diretor-presidente do Samae, Claudio Adão Pereira, para participar de uma sessão legislativa. O objetivo é de que ele explique os motivos da frequente falta de água na cidade. O pedido foi aprovado na sessão desta terça-feira (12). Trata-se de um Requerimento de autoria da vereadora Marlina Oliveira Schsiessl (PT). No documento, ela pede explicações pelas frequentes...
Continuar lendo...