Apesar de se desenhar uma polêmica, que acabou não vingando, a Câmara de Vereadores de Brusque aprovou nesta terça (19) o pedido da Prefeitura para contratar empréstimo de R$ 100 milhões para obras de infraestrutura. O financiamento será junto ao Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE). O placar foi de unanimidade a favor da proposta.
A aparente polêmica ameaçou surgir logo na leitura do projeto. Agora opositor, Nick Imhof (MDB) pediu vistas para avaliar melhor o projeto, alegando que, por se tratar de um valor considerável, seria necessário se ater melhor à documentação enviada pela Prefeitura. No entanto, o projeto de lei já estava na casa há mais de três semanas.
O pedido para adiar a votação foi negado pela maioria: foram oito votos contra e apenas seis a favor.
Em defesa do projeto, outros vereadores afirmaram que o recurso contratado pelo Fonplata, ainda ma gestão Ari Vequi, levou quatro anos para ter finalizado o trâmite. Com essa demora, a inflação fez com que o preço dos.produtos utilizados.na construção civil, principalmente, levasse à defasagem do recurso disponibilizado.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade.
Na semana passada, outro vereador do MDB, Deivis da Silva, também levantou questionamentos sobre o valor a ser contratado junto ao BRDE. Dias depois, membros da Secretaria da Fazenda da Prefeitura se reuniram com parlamentares para tirar dúvidas, principalmente sobre a capacidade de endividamento da mesma.