Projeto vai ofertar capacitação para cuidados com cabelos afros

Com oficinas práticas focadas no corte e cuidado de cabelos crespos e afros, além do ensino de amarração de turbantes, nasce em Brusque o projeto Crespos e Negritude. Ele é coordenado pela produtora cultural Shayene (Shay) Ferreira de Jesus, que busca além de oferecer capacitação e desenvolver habilidades profissionais, tem como objetivo promover conscientização sobre a diversidade e inclusão, principalmente da cultura afro. 

Shayene destaca que a intenção é  proporcionar um espaço educativo e empoderador, onde os participantes não apenas aprendem técnicas valiosas de cuidados de cabelos crespos e cacheados, mas também se engajam em uma importante discussão sobre identidade, cultura e antirracismo.

Jesus esclarece que a ação vem com um olhar humano. “Teremos um espaço de acolhimento e humanização para as questões relativas ao ser negro em Brusque, a compreender a sua identidade a partir da sua relação com o seu cabelo. Parece uma coisa pequena, uma coisa simples, mas o cabelo, para as pessoas negras, tem um significado muito grande,” esclarece.

Luta  antirracista
Shay lembra a importância de todos em uma força conjunta no combate ao racismo. “ A  gente sempre lembra que não basta não ser racista, é necessário ser antirracista, e esse lugar é para todos nós. É para nós pessoas brancas, é para nós pessoas pretas, é para nós pessoas pardas, é para todos nós. É um compromisso com a cultura, com o projeto e, principalmente, com a nossa cidade,” salientou.

O projeto é direcionado para pessoas de todas as idades, com foco especial em indivíduos
negros e aqueles interessados em aprender mais sobre a cultura e história afro. Todos vão poder participar, independente da escolaridade. A intenção é ter um público diversificado, incluindo estudantes, profissionais e membros da comunidade local. A primeira oficina ocorre em abril e logo será anunciada. 

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, Ministério da Cultura, e viabilizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.

Secretarias informam sobre obra da Rua Bela Vista

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento informa a população sobre o andamento da obra na Rua Bela Vista, localizada no bairro Imigrantes e sendo uma das principais intervenções dos moradores de Guabiruba.   Dando continuidade ao processo de revitalização na Rua Bela Vista, o setor de obras e planejamento municipal compartilham os avanços e processos realizados até o momento na...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Moradores relatam falta de manutenção ao redor da UBS

Metros de mato estão se alastrando pelo terreno da Unidade Básica de Saúde do bairro Zantão, segundo Maria Claudia Bertolini, moradora da localidade. Ela entrou em contato com a equipe de jornalismo da Rádio Cidade na manhã desta quarta-feira (20), para relatar o problema. Há outras queixas além do mato denso ao redor do posto de saúde, como dejetos de obra da escola local no terreno ao lado da UBS, poças de...
Continuar lendo...

Suspeito de duplo estupro foge de prédio da DIC, em Itajaí

Após esforços de 14 horas da Polícia Civil em capturar o homem suspeito de ter cometido duplo estupro e roubo a duas jovens que faziam trilha no Canto do Morcego, na Praia Brava, em Itajaí, o mesmo conseguiu fugir da edificação da Divisão de Investigação Criminal (DIC), de Itajaí, nesta quarta-feira (20), por volta de 23h. Segundo nota da Polícia Civil, ele teria se aproveitado das deficiências estruturais no...
Continuar lendo...