O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu nesta quarta-feira (20), uma comitiva da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe (HKA), instituição alemã parceira da UNIFEBE. A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva e o relações internacionais da UNIFEBE, Leonardo Rigon Kasmarek, receberam o chefe do International Office, Joachim Lembach, o professor titular da faculdade de Gerenciamento de Informações e Mídia, Wolfgang Ziegler, do coordenador de cursos COIL, Moritz Brüstle, e a coordenadora do Projeto Bachelor International, Nora Gröninger.
Os representantes alemães estiveram em Brusque para tratar sobre a possibilidade de realização de COIL – Collaborative Online Internacional Learning, uma modalidade de internacionalização do currículo, que prevê o intercâmbio de maneira virtual e cooperativa, com o intuito de coministrar uma disciplina, com atividades a serem desenvolvidas de modo cooperativo, intercultural e interdisciplinar entre as duas instituições de ensino.
Na ocasião, UNIFEBE e HKA propuseram a oferta em formato COIL do componente curricular de Cultura e Cidadania, com aulas ministradas em inglês. Outra possibilidade é a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em conjunto entre as instituições, e de coministrar disciplinas nos cursos de Pós-Graduação.
A visita também contou com a presença do senhor Valdir Riffel, presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) e proprietário da empresa Aço Peças, que tem projetado intercâmbios entre as instituições em formato de estágio. A ideia é que alunos da UNIFEBE consigam realizar um período de estágio em sua área de formação na Alemanha e vice-versa.
“Prospectamos muitas ações em conjunto com a HKA, entre elas a de pesquisas hídricas na nossa região e a de desenvolvermos um campus ainda mais sustentável. A visita dos representantes estreitou os laços que temos com a universidade e aberto mais portas para os nossos estudantes e professores”, complementou a reitora, professora Rosemari Glatz.
Após a conversa, os alemães fizeram um tour para conhecer o campus Santa Terezinha.