Alunos da Dr. Carlos Moritz realizam campanha de conscientização sobre a dengue

Com o aumento dos casos de dengue em Brusque, os alunos da escola Dr. Carlos Moritz, no Zantão, queriam fazer algo para ajudar a comunidade em que vivem e tentar diminuir o problema. Dentro da sala de aula, eles decidiram organizar um dia de conscientização, com isso, conseguiram apoio dos professores e dos servidores da unidade de saúde do bairro. 

Para colocar a ação em prática, nesta sexta-feira, 22,  os alunos do sétimo ano saíram pelas ruas do bairro distribuindo panfletos de conscientização e também mudas de crotalária, planta que ajuda na prevenção. A professora de ciências Alaides P. Alaiko destacou a realização. “É um trabalho conjunto desenvolvido dentro da escola que também sai para a comunidade. Eles se sentem protagonistas e não só espectadores do trabalho. Então, eles estão colocando a mão na massa. Eles estão vendo a importância desse trabalho na comunidade, até porque eles moram aqui,” disse.

A professora de robótica que participa do projeto, Elisangela M. R. do Nascimento, falou da iniciativa. “Todo projeto surge a partir de uma problemática. Então, como tem aumentado muito os casos de Dengue, aqui em Brusque também, em todo o Brasil, surgiu essa ideia de trazer esse problema para os alunos debaterem e tentar trazer soluções para isso. E essas soluções atingem toda a comunidade aqui,” explicou. 

Cartilha Informativa 
Os próprios alunos confeccionaram um folder informativo, que foi entregue e apresentado aos moradores, com as seguintes informações:

Sintomas:
Dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes, manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade, insuficiência cardíaca e até problemas respiratórios.

Cuidados:
• Limpar o quintal, Jogando fora o que não é utilizado;
• Tirar água dos pratos de plantas;
• Colocar garrafas vazias de cabeça para bai baixo;
• Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
• Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas Plásticas;
• Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.

Polícia Civil desvenda homicídio culposo em menos de 3 horas

A Polícia Civil de Concórdia, neste sábado (23), foi acionada pela Polícia Rodoviária Federal para comparecer ao local de crime na BR 153 em Irani, onde foi localizado um cadáver de um homem. No local, após ouvir as informações preliminares por agentes da PRF, a Polícia Civil iniciou as diligências de investigação, logrando localizar um veiculo Corolla que testemunhas relataram poder...
Continuar lendo...

Canto do Morcego registra mais um caso perturbador

A trilha do Canto do Morcego, localizada na Praia Brava, em Itajaí, lugar esse onde ocorreu o caso de duplo estupro às jovens, presenciou outro fato perturbador. Nesta sexta (22), por volta de 18h, foi encontrado um corpo em estado avançado de decomposição, do que se acredita ser de um homem de 34 anos que estava desaparecido. O desaparecimento foi registrado pela família na quarta-feira (20), dia esse que pai do rapaz localizou seu paradeiro onde...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Secretário afirma que empréstimo de R$ 100 milhões terá juro baixo

Para esclarecer as dúvidas sobre o empréstimo de R$ 100 milhões para a cidade de Brusque, a equipe de jornalismo da Rádio Cidade FM teve como convidado na manhã de quinta-feira (21) o secretário da Fazenda e Gestão Estratégica da Prefeitura, José Henrique Nascimento.  Na entrevista,  ele disse que essa operação de crédito se chama ‘’sul-resiliente’’.  O banco BRDE,...
Continuar lendo...