Lei de Desjudicialização começa a ser aplicada em Brusque

Aprovada ainda em 2023, a Lei de Desjudicialização começa a render bons frutos ao sistema judiciário da comarca de Brusque, visto que o mês de março marca o início dos pagamentos de acordos de até 10 salários mínimos favoráveis aos contribuintes.

Desta forma, o município está autorizado a buscar acordos, ajudando a desafogar o Judiciário e ainda conseguindo descontos aos cofres públicos para o pagamento imediato de processos que poderiam se arrastar por anos, elevando o valor a ser corrigido na sentença.

O procurador-geral do município, Rafael Maia vê com bons olhos esta nova dinâmica, tanto para o erário, quanto para o judiciário e até para os contribuintes. “É o que a gente sonhou, trabalhou para construir a lei e agora temos o primeiro acordo homologado e pago para o contribuinte que teve o seu direito reconhecido. Esperamos que seja o primeiro de vários acordos dessa nova fase pelo caminho da desjudicialização, da busca pelo acordo, da busca pela melhor solução dos conflitos”, comemorou o procurador.

“No início de março, tivemos a primeira sentença homologatória de acordo se utilizando da Lei da Desjudicialização, que foi aprovada no ano passado aqui na Câmara Municipal de Brusque e, a partir desse ano, o município de Brusque está autorizado a fazer acordos em ações até 10 salários mínimos, complementando o dispositivo da lei do juizado especial da Fazenda Pública e, aqui, a materialização desta lei”, detalhou Rafael Maia.

A advogada Andreia Benvenutti, representante do primeiro cliente a ser beneficiado com a Lei da Desjudicialização em Brusque no início de março, se mostrou muito satisfeita com a resolução do caso. “Recebemos com muita alegria a proposta de acordo do município. O cliente ficou satisfeito com o acordo oferecido, pois, considerando que o Poder Judiciário está abarrotado de processos, a Lei de Desjudicialização veio para agilizar a resolução dos conflitos do cidadão junto à administração pública. Dessa forma, um processo que poderia se estender por anos, foi resolvido em meses”, disse a advogada.

Homem mata vizinho após bola de futebol cair no quintal

Um homem morreu baleado pelo próprio vizinho após uma discussão de que uma bola de futebol teria caído no terreno da vítima, de acordo com a Polícia Militar. O crime aconteceu em no Sul do estado, na cidade de Criciúma, na noite desta terça-feira (26). A PM foi acionada para comparecer ao local do crime por volta de 20h, no bairro Cidade Mineira. Quando chegou ao local, foi encontrado o homem deitado no chão, com ao menos quatro...
Continuar lendo...

Jovem fica gravemente ferido após colisão

Um acidente de trânsito deixou um homem de 21 anos em estado grave na noite de terça-feira (26), por volta de 21h, na Rodovia SC – 108, na cidade de São João Batista. A Polícia Militar Rodoviária foi chamada para se constar ao local, onde se tratava de uma batida transversal, assim como é mostrado nas imagens aqui anexadas. A camioneta I/GM Captiva Sport, com placas de Brusque, conduzida por uma mulher de 46 anos, colidiu contra um...
Continuar lendo...

Homem descumpre medida protetiva de urgência à irmã

Uma mulher teve que apertar o botão de pânico da polícia na noite desta terça-feira (26), por volta de 21h12, após o irmão descumprir a medida protetiva de urgência que ela tinha contra ele. O fato ocorreu no bairro São Pedro, em Brusque. O homem, de 59 anos, tentou se aproximar da irmã ao tentar entrar na residência. A guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender o caso. Diante do exposto,...
Continuar lendo...