A luta contra a dengue está ganhando um novo fôlego com as recentes operações de limpeza conduzidas pela Vigilância em Saúde no município. Com um esforço conjunto e contínuo com a Secretaria de Obras, a equipe tem realizado uma série de mutirões para combater ativamente os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Desde o início das operações, foram recolhidos 764 toneladas de lixo e entulhos. Geladeiras, móveis, eletrodomésticos e outros itens fazem parte da cartela de objetos coletados, que encheria o equivalente a 25 carretas. A intenção é eliminar os focos e garantir ambientes mais seguros e livres da proliferação do mosquito.
Os mutirões foram realizados em sete bairros diferentes do município. No Cedrinho, foram recolhidos 120 toneladas; no Limeira foram 201 toneladas; no Bateas 72 toneladas; Steffen, 110 toneladas; Santa Terezinha, 200 toneladas; Nova Brasília 92 toneladas e São Pedro, 60 toneladas.
Os mutirões não só visam a remoção de lixo acumulado, mas também a conscientização da população sobre a importância de manter seus quintais e ambientes domésticos livres de recipientes que possam acumular água.
A diretora da Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro, comentou que as medidas preventivas são cruciais para conter a propagação da dengue e proteger a saúde dos moradores. “Os mutirões de limpeza tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos da doença e buscar a participação de todos no combate a Dengue e de outras doenças por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água. É importante que cada cidadão faça a sua parte, mantendo seus espaços limpos e eliminando possíveis criadouros do mosquito”, finaliza.