Contação de história promove inclusão e debate sobre diversidade

A partir de desenhos em tecidos que remetem à África são contadas histórias que possibilitam às crianças aprender mais sobre inclusão e diversidade. Com tecidos coloridos e cheios de desenhos, os jovens alunos do CEI Hylário Zen tiveram uma manhã de contação de história e aprendizado sobre a cultura africana e educação antiracista. 

A professora do pré do CEI  Hylário Ze, Juliana Reis de Souza, falou sobre a ação com os pequenos. “É de suma importância a gente trabalhar na educação infantil, a educação étnico-racial, para a gente construir uma educação antirracista. Então essa oficina foi muito bacana, as crianças amaram, para elas entenderem sobre as diferenças de cores de pele, de cabelos diferentes, e aprender a respeitar,” disse. 

Ao todo, 47 alunos participaram dos trabalhos, ele faz parte do projeto Oficina Crespos e Negritude coordenado pela agente cultural Shay Ferreira. A professora Juliana destacou que ações nessa área devem ser constantes. “Precisamos bastante de ações como essa, não só no dia, ali no 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, é uma coisa que precisa ser trabalhada desde o início do ano com as crianças,” explicou..

Capulana 
A capulana é mais que um pedaço de tecido colorido, ela é carregada de história, que gera encanto e curiosidade por onde passa, surgiu no continente asiático e, por meio das trocas comerciais, chegou a Moçambique. Ela tradicionalmente é usada pelas mulheres para cingir o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia, podendo ainda cobrir o tronco.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, Ministério da Cultura, e viabilizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.

Acadêmicos apresentam propostas para diminuir deslizamentos

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil foram desafiados no Executa deste semestre a elaborar propostas para diminuir os riscos de deslizamentos e desmoronamentos de morros e encostas de 15 pontos de Brusque. Os locais, indicados pela própria Defesa Civil do município, foram estudados pelos acadêmicos, que divididos em grupos, com integrantes dos dois cursos de Graduação, analisaram as áreas, de acordo com as...
Continuar lendo...

Filho é apreendido após agredir sua própria mãe na Páscoa

O que era para ser um almoço de Páscoa em família tranquilo acabou em caso de polícia, após um adolescente de 15 anos agredir sua própria mãe. O fato ocorreu por volta das 12h30, no bairro Cordeiros, em Itajaí. Conforme o relatório enviado pela Polícia Militar, no local, uma guarnição conversou com a vítima, que relatou que o fato ocorreu após ela não ter deixado seu filho sair com sua...
Continuar lendo...

Brusque registra quase 700 casos de Covid-19 em 2024

O município de Brusque vem registrando aumento de casos de covid-19. Somente em 2024, são 689 casos registrados. Nos dados atualizados pela Vigilância Sanitária nesta segunda-feira (1), na semana foram 12 casos confirmados, há seis casos ativos no momento e um caso em investigação.  Não há nenhum paciente internado na UTI e nenhum internado em enfermaria hospitalar.  Desde o início da pandemia em 2020, o...
Continuar lendo...