O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) de Brusque realizou, na última sexta-feira (28), o ato de implantação e adesão ao Programa de Integridade e Compliance da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
Na oportunidade, em parceria com o governo municipal, foi estabelecido, na autarquia, o Comitê de Integridade. O evento contou com a presença de Daniel Felício, Controlador-Geral do Município; e Sabrina Furlani, agente de controle interno da Amve.
Um dos primeiros do programa foi o lançamento de um questionário de 60 perguntas para testar os conhecimentos dos servidores sobre a legislação vigente. “O objetivo é saber se sabem o que determinam as leis, as normas, as regras em relação às leis federais ou políticas corporativas”, explica o diretor-presidente do Samae, Cláudio Adão Pereira.
Sabrina, que também é gerente Programa de Integridade e Compliance, explicou as questões envolvendo a adesão do Município de Brusque ao projeto. “A partir de abril, será disponibilizado um questionário pra gente trabalhar a gestão de risco. Tem 11 sessões este questionário voltado à integridade e compliance, uma coleta de informações junto aos servidores para montar um plano de integridade no futuro com relação aos dados que forem levantados e os riscos através do questionário”.
“É muito importante esse programa para dar voz aos servidores, e para verem os riscos que podem estar correndo. Assim podemos alertar à direção se alguém está com a conduta fora do padrão do que prevê o compliance. Teve reunião com todos os servidores da Área Administrativa e da Área Técnica”, finaliza o engenheiro Juliano Montibeller, que também faz parte do comitê e representa o Samae.