A Fundação Cultural de Brusque (FCB) realizará um walking tour histórico pelos pontos culturais e históricos do município. A modalidade de passeio é uma prática comum em diversos destinos turísticos do mundo, que consistem basicamente em passar por diversos lugares de pé. A primeira edição ocorrerá no dia 6 de abril, com saída às 9h, na Praça Barão de Schneeburg.
Os roteiros turísticos feitos a pé permitirão uma imersão dos participantes, com o objetivo de aproximar cidadãos e turistas, além de estimular a consciência de valorização do patrimônio histórico material e imaterial de Brusque.
Os participantes deverão fazer sua inscrição gratuita pelo WhatsApp (47) 3396-8113. No dia, devem estar vestindo roupas confortáveis para caminhadas, levar garrafinha de água, e repelente. Os participantes poderão, ainda, levar um lanche para finalizar com um piquenique no Instituto Aldo Krieger (IAK). Em caso de chuva, o evento será remarcado.
No primeiro momento, o passeio estava marcado para o dia 9 de março, mas, por conta da chuva, o evento teve que ser remarcado. Nesta edição, serão abordados também o passado e o presente da cidade. Em parceria com a página Curto Fotos Antigas de Brusque, os participantes poderão escanear um QR Code para ter acesso a um material fotográfico histórico que traz um panorama das transformações que os locais sofreram ao longo dos anos.
Essa demanda do Walking Tour surgiu em discussões dentro do Conselho do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural de Brusque (COMUPA), como um exemplo de ações educativas para despertar o interesse das pessoas pelos bens culturais, bem como, a valorização destes.
Quem comandará o passeio será o guia Marcelo Backes Navarro Stotz. Os participantes conhecerão mais sobre a Praça Barão de Schneeburg, os comércios que marcam a memória da cidade, finalizando no IAK, lar do famoso maestro brusquense que hoje abriga um museu em sua memória. Lá, o grupo terá a oportunidade de conhecer o seu interior e finalizar o roteiro apreciando a performance musical do Duo Os Bachianos.