Os 24 membros da comitiva alemã do Distrito de Karlsruhe e da cidade de Karlsdorf-Neuthard chegaram nesta quarta-feira, 3, a Santa Catarina, para celebrar os 200 anos da imigração no Brasil. Os alemães, dentre eles, o Administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, Secretários Distritais, Deputados Distritais, o Prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, e vereadores da cidade de Karlsdorf-Neuthard foram recebidos, no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, por representantes das entidades organizadoras da programação alusiva à data.
A agenda oficial da comitiva iniciou na capital catarinense, onde os representantes alemães foram recepcionados pela vice-governadora, Marilisa Boehm e pelo Secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, Juliano Froehner, na Feira Internacional de Negócios (FIN).
Ao recepcionar os alemães, o secretário comentou que uma das prioridades do governo é fomentar a internacionalização do estado. “Queremos oferecer possibilidades sólidas de projetos, ouvir e compartilhar ideias e sugestões para trabalharmos juntos. Nosso estado tem muito interesse sim em questões relacionadas à sustentabilidade, à tecnologia e inovação e recebê-los, hoje, aqui é a Continuação de um laço muito forte”, enfatizou o secretário.
A vice-governadora, Marilisa Boehm, frisou que o Governo do Estado está de portas abertas para fomentar ainda mais parcerias com o país europeu. “Que essa parceria celebrada nos 200 anos de imigração, perdure por muitos anos mais e que continue contribuindo com as cidades de Brusque, Guabiruba e de outros municípios do estado que foram colonizados por imigrantes alemães”, salientou a vice-governadora.
Ao citar algumas propostas e projetos realizados por meio da parceria, o administrador distrital de Karlsruhe Christoph Schnaudigel, lembrou que mesmo em tempos tão adversos, como na pandemia, todos os projetos iniciados foram concluídos. “Os projetos envolvendo o meio ambiente, a parceria com a UNIFEBE para a realização de pesquisas e intercâmbio de estudantes são projetos de muito êxito, que com certeza terão continuidade. Com essa visita queremos falar com os prefeitos e prefeitas para firmarmos mais parcerias entre outros municípios de Santa Catarina e o Distrito de Karlsruhe”, destacou Schnaudigel.
Visita à Alesc
O primeiro dia de programação contou também com uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nela, o presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal, e o deputado Carlos Humberto Metzer Silva receberam os alemães, que puderam conhecer a forma de governo no Brasil e visitar o Palácio Barriga Verde. Durante o roteiro, no Plenário, os representantes alemães detalharam a parceria e ações mantidas na Alemanha relacionadas ao projeto de cooperação.
A programação foi acompanhada por representantes regionais, como a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque, Cristiano Olinger, presidente e vice-presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC), Valdir Riffel e Pedro Schmidt, pelo prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, pelo assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Prudêncio Neto e pelo o ex-prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.
A programação
Até na próxima terça-feira, 9, os alemães estarão no Médio Vale catarinense e participarão de uma série de atividades culturais e políticas, além de conhecer as cidades de Brusque, Guabiruba, Blumenau, Pomerode e Timbó. Nesta quarta-feira, 4, uma solenidade especial com os representantes ocorre, em Guabiruba.
Dos 23 membros, onze estão pela primeira vez em solo catarinense e vieram com o intuito de estreitar os laços e parcerias com as cidades que receberam uma quantidade considerável de imigrantes, durante a década de 1860. “As relações entre as cidades de Brusque, Guabiruba e região com o distrito de Karlsruhe e Karlsdorf-Neuthard têm raízes profundas e representam um elo importante nas parcerias que buscam o desenvolvimento mútuo, o intercâmbio cultural, tecnológico e de conhecimento entre ambas”, ressalta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
Os laços entre a Alemanha, Brusque e Guabiruba
Este ano, o Brasil celebra 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao país. A relação de Brusque e Guabiruba com o estado alemão de Baden-Württemberg, Alemanha, começou há 164 (cento e sessenta e quatro) anos, quando, em agosto de 1860, várias famílias originárias de Baden emigraram para Santa Catarina e se estabeleceram na região. Muitas dessas famílias são provenientes da comunidade de Karlsdorf-Neuthard e os laços que as unem, ainda em 2024, são ancestrais.
O atual intercâmbio existente entre as comunidades de Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard foi impulsionado com a constituição da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, fundada em 2007, em Guabiruba.