Internações na UTI por dengue aumentam em Brusque

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta sexta-feira (5), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 739 casos confirmados de dengue em 2024.

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa, com 138 casos. Os outros se dividem nos bairros: Santa Terezinha com 93 casos; Cerâmica Reis com 58 casos; Dom Joaquim e Nova Brasília com 46 casos cada; Steffen com 33 casos; Rio Branco com 31 casos; Bateas com 30 casos; Primeiro de Maio com 27 casos; Águas Claras com 24 casos; Centro I com 22 casos e Santa Rita com 20 casos; 

A contagem segue com: Cedrinho com 19 casos; Limeira Alta com 18 casos; São Luiz e São Pedro com 17 casos; Volta Grande com 15 casos; Azambuja com 14 casos; Planalto e Tomaz Coelho com nove casos; Guarani, Maluche e São Pedro com sete casos cada; Paquetá com cinco casos; Zantão com quatro casos; Poço Fundo com três casos; Santa Luzia, Ponta Russa e São João com dois casos cada e Centro II, Cedro Alto e Nova Trento com um caso cada. 

No momento, há seis pacientes internados na UTI do Hospital Azambuja, e 20 pacientes internados em enfermaria hospitalar. O município registrou um óbito por Dengue. 

Focos

São 406 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade.

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: Cedrinho e São Pedro com 27 focos cada; Águas Claras e Limeira com 26 focos cada; Centro II e Santa Luzia com 24 focos cada; Bateas e Dom Joaquim com 21 focos cada; Azambuja com 20 focos; 1° de Maio e Souza Cruz com 17 focos cada; Centro I com 16 focos; Rio Branco com 15 focos; Guarani, Nova Brasilia, Poço Fundo e Tomaz Coelho com 13 focos cada. 

Os focos seguem espalhados pelos bairros: Cedro Alto e Steffen com 12 focos cada; Limoeiro com 11 focos; Santa Rita com 10 focos; Maluche e São Luiz com nove focos cada e Ponta Russa e Santa Terezinha com cinco focos cada. 

Orientações

Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.

-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Jovem leva choque ao tentar furtar fiação elétrica

Um jovem de 22 anos ficou ferido após receber uma descarga elétrica no momento em que tentava furtar uma fiação durante a madrugada desta sexta-feira (5). O fato ocorreu por volta das 03h44, no bairro Ribeirão das Pedras, em Indaial. Conforme o relatório enviado pela PM, no local a guarnição conversou com o homem de 22 anos, que se encontrava desorientado após supostamente receber a descarga elétrica. Após relatar o...
Continuar lendo...

Brusque registra a primeira morte por Covid em 2024

O município de Brusque registrou nesta quinta-feira (4) a primeira morte por Covid-19 em 2024. A vítima trata-se de um homem de 85 anos, morador do bairro Guarani. Ele foi internado na UTI no dia 27 de março, e os sintomas começaram no dia 21 de março. O homem apresentava doença vascular crônica e não tinha histórico de vacinação. Somente em 2024, já são 716 casos confirmados da doença. Nos dados...
Continuar lendo...

Brusque deve iniciar Série B no estádio do Marcílio Dias

O Brusque Futebol Clube já informou à CBF sobre o local escolhido para mandar seus jogos nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da série B. Segundo o diretor de futebol, André Rezini, em entrevista ao programa Batendo Papo, Batendo Bola desta quinta-feira (4), o estádio escolhido foi o do Marcílio Dias, em Itajaí. De acordo com André, inicialmente foi comunicado à CBF que o Brusque deverá iniciar a Série B...
Continuar lendo...