Segurado do INSS não é mais obrigado provar que está vivo

Desde janeiro do ano passado, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não precisam mais comprovar que estão vivos. A decisão da atual gestão do órgão federal determina que cabe ao próprio INSS confirmar que o segurado passou pela prova de vida.

Para isso, o INSS recebe informações de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas, para realizar cruzamento de dados de cidadãos. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo para atestar que o beneficiário está vivo.

Além da alteração sobre a forma de se fazer essa comprovação, outra mudança estabeleceu que não haverá bloqueio do pagamento dos benefícios até um certo período se o INSS não conseguir comprovar que o beneficiário está vivo.

Portaria do Ministério da Previdência Social no último dia 8 de março decidiu que até 31 de dezembro de 2024 a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.

Apesar de não ter mais a obrigatoriedade de comprovar que está vivo, o beneficiário ou segurado do INSS pode realizar o procedimento se assim entender. Para isso, também não precisa ir até a uma agência, podendo fazer o processo totalmente de forma on-line, no aplicativo Meu INSS.

Paróquia São Luís Gonzaga celebra Tarde da Misericórdia

A Paróquia São Luís Gonzaga realizou no domingo, dia 7 de abril, a Tarde da Misericórdia. Organizado pelo Apostolado da Oração, o momento reuniu centenas de fiéis, membros dos mais variados movimentos e pastorais das comunidades que integram a paróquia para celebrar o Domingo da Misericórdia. O padre Paulo Riffel explica que a data foi instituída no ano 2000 pelo papa São João Paulo II, sempre no primeiro...
Continuar lendo...

9ª edição da Semana da Bicicleta começa nesta terça-feira

Criada pelo ex-vereador Valmir Coelho Ludvig, a Semana Municipal da Bicicleta acontece dos dias 9 a 15 de abril, na cidade de Brusque. Valmir foi convidado para entrevista na manhã desta segunda-feira (8) no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. A trajetória da Semana se deu por meio de uma audiência pública em 2015, onde foi criado o Fórum da Bicicleta. Ludvig cita que ainda há resistência à...
Continuar lendo...

Sete mudam de partido e alteram composição da Câmara

A composição da Câmara Municipal de Brusque vai sofrer mudanças a partir desta semana. Isso ocorre após o fim da janela partidária, quando parlamentares e ocupantes de cargos eleitos podem trocar de legenda sem perder o mandato. Dos 15 vereadores de Brusque, sete mudaram de partido. A janela fechou no sábado (6). Até esta data, alguns dos vereadores ainda buscavam espaço para poder estar aptos para disputar novamente a cadeira em...
Continuar lendo...