Nesta terça-feira (9), começou a disputa dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), fase microrregional. Ao todo, foram 80 participantes que disputaram três modalidades, sendo elas: Bocha Rafa Vollo, Dominó e Canastra, tanto naipe feminino como masculino. Os atletas passaram o dia na competição, que foi disputada na Sociedade Beneficente.
Ao todo, além de Brusque, mais duas cidades participaram: Guabiruba e Nova Trento. Na Bocha feminina, a classificação ficou com Brusque em primeiro lugar, seguido de Guabiruba e Nova Trento.
No masculino, quem levou a melhor foi a de Guabiruba, seguido de Brusque e Nova Trento. No Dominó feminino, Guabiruba levou a melhor nos dois naipes. Na Canastra feminina, Brusque foi a grande equipe vencedora. O segundo lugar ficou com Guabiruba, e Nova Trento em terceiro.
A competição encerrou com a Canastra masculina, onde a equipe vencedora foi novamente Brusque. Agora, os campeões de cada modalidade seguem para fase estadual do JASTI.
Prática Esportiva na Terceira Idade
O JASTI garante a prática esportiva nessa faixa etária, promove a integração entre os atletas e também a saúde. O Diretor Geral da Fundação Municipal do Esporte de Brusque, Delmar Tondolo, comenta a importância da prática na terceira idade. ‘’O principal foco é promover o esporte na terceira idade, e garantir melhorar a saúde dos atletas”.
O Jasti também é um ponto de encontro e fazer novas amizades. Delmar complementa. “Existe diversos benefícios, como ajudar a prevenir as doenças. Além de o esporte também ajudar na integração, que possibilita que os idosos façam amizades”, finaliza.