Vigilância Epidemiológica realiza ação contra a Dengue nas escolas

Na semana passada, nas escolas municipais de Guabiruba, um visitante inesperado chamou a atenção dos alunos. Não se trata de um novo colega de classe, mas sim de um mascote do aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por trás de sua aparência inofensiva, esse pequeno inseto representa uma ameaça séria à saúde pública e foi apresentado para as crianças durante palestras educativas.
 
Com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos e as medidas de prevenção contra a proliferação dessas doenças, a Vigilância Epidemiológica, iniciou uma campanha educativa nas escolas municipais. Durante as visitas, os alunos têm a oportunidade não só de conhecer de perto a doença, mas também de receber orientações valiosas sobre como evitar a reprodução do mosquito em suas próprias casas e comunidades.
 
A presença dos agentes da dengue nas escolas não se limita apenas à transmissão de informações, mas também busca incentivar as crianças a se tornarem multiplicadoras do conhecimento adquirido. Ao retornarem para casa, os alunos podem compartilhar as orientações recebidas com suas famílias e a realizar inspeções periódicas em seus ambientes domésticos, identificando e eliminando possíveis focos de água parada, locais propícios para a reprodução do mosquito.
 
Durante as orientações, são enfatizadas medidas simples, mas eficazes, para combater o acúmulo de água parada, tais como:
 
• Manter as caixas d'água sempre tampadas;
• Virar garrafas e recipientes vazios de cabeça para baixo;
• Limpar regularmente os recipientes de armazenamento de água;
• Não deixar pneus expostos à chuva, armazenando-os em locais cobertos;
• Manter ralos limpos e desobstruídos;
• Trocar a água de vasos de plantas aquáticas pelo menos uma vez por semana;
• Eliminar qualquer acúmulo de água em bandejas de ar-condicionado e geladeiras.
 
Para aqueles que desejam mais informações sobre a dengue, é possível entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do telefone 47 3308-3123. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

(VÍDEO) Em protesto, moradores fazem cerca para trancar a rua

Uma cerca de arame com palanques e tudo foi instalada no meio da Rua Sebastiana Dognini Gamba, no bairro Planalto. A Rádio Cidade tomou conhecimento de que se trata de um protesto feito por moradores, realizado neste domingo (14), cobrando da Prefeitura melhores condições da via. O protesto teria sido realizado no período da manhã. Na manhã desta segunda-feira (15), a reportagem passou pelo local e confirmou que a rua está trancada nas...
Continuar lendo...

Brusque já registrou quase mil casos de Dengue em 2024

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta segunda-feira (15), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 921 casos confirmados de dengue em 2024. De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa, com 237 casos. Os outros se...
Continuar lendo...

Defesa Civil registrou 11 ocorrências por conta das chuvas

A Defesa Civil de Brusque informa que até o momento registrou 11 ocorrências por conta das chuvas. O destaque vai para deslizamentos que aconteceram nos bairros Limeira Baixa, Souza Cruz, Steffen e Zantão.  Também houve ocorrências de enxurradas: duas na Limeira Alta e uma na Águas Claras. A chuva também afetou uma residência, que foi interditada parcialmente devido a uma queda de muro no bairro Rio Branco.  A Defesa Civil...
Continuar lendo...