‘’Professores em greve a partir do dia 23/04. Negocie, governador!’’

Esta é a frase que está em um cartaz na frente da escola Dom João Becker, bairro Jardim Maluche, em Brusque. Ela se refere à paralisação das aulas a partir desta terça-feira (23).

Jocelito de Souza, professor da escola e entrevistado pela reportagem da Rádio Cidade no local, no programa Rádio Revista Cidade, salientou alguns pontos sobre o porquê da greve. Ele diz que ela se deve ao fato de que desde 2021 os professores das escolas estaduais não têm reajuste salarial. 

Além disso, citou que existe um problema da falta de diálogo entre o governo e a escola. 

‘’O sindicato vem procurando diálogo para atender algumas reivindicações dos trabalhadores. Porém, isso não está acontecendo.’’

Segundo Souza, a greve é o último recurso que o trabalhador tem, garantido por lei, de lutar pelos direitos quando não há manifestação de uma das partes para negociação. 

O professor ressalta que há falta de estrutura nas escolas. Conforme Souza, elas estão ‘’sucateadas’’, não há ambiente para trabalho e os alunos não são acolhidos da maneira como deveriam.

‘’Não há uma preocupação do governo em investir na educação pública’’ ressaltou Souza, que complementou dizendo que ‘’a gente percebe essa falta de vontade em um estado rico’’.

Perguntado sobre a paralisação, o educador disse que nesta terça-feira (23), às 10h, haverá uma assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos de Brusque, onde será feita uma avaliação da greve, também estimulando mais professores a reivindicar pelos direitos deles, garantidos pela Constituição. 

‘’É o último recurso que nos resta para sensibilizar o governo para a educação pública em Santa Catarina’’, disse Jocelito.

No caso da Dom João Becker, ele disse que os pais foram orientados sobre a greve através do cartaz que se encontra na frente da escola, e que a forma de aviso depende de cada instituição, já que há alguns professores não estão em greve, havendo então, alguns dias com aula. Ele finalizou a fala pedindo compreensão e apoio dos pais dos alunos, pois o que os professores querem é a valorização da carreira e do trabalho, educação de qualidade e escolas boas e estruturadas, para que seja feito um bom trabalho.

A reportagem da Rádio Cidade FM entou em contato com a Coordenadoria Regional de Educação da rede estadual de ensino. A coordenadora Flávia D'Alonso disse que vais se manifestar a tarde sobre o assunto, pois o expediente do órgão inicia às 12h.

Idoso sai para colher cipó e é achado morto

O resgate de um idoso de 85 anos em uma região de mata terminou em tragédia. Duas equipes do Corpo de Bombeiros de Blumenau foram acionadas para comparecer ao final da Rua Oswaldo Reichert, bairro Garcia, em Blumenau, para resgatar o homem, que havia sumido. No local, os bombeiros foram informados de que era costume dele fazer caminhadas na mata, pois colhia cipós para fazer vassouras. Porém, nesta segunda-feira (22), por volta de 14h, a esposa dele o viu...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Colisão entre carro e moto deixa um ferido no Centro

Um motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja na noite desta segunda-feira (22), após uma colisão com um carro em Brusque. O acidente ocorreu por volta das 20h34, na rua Prefeito Germano Schaeffer, em cima da ponte do “Terminal”. Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade no local do acidente, quando o Corpo de Bombeiros chegou, encontrou a vítima, um homem que era condutor de uma Honda/Titan,...
Continuar lendo...

Após semana chuvosa, obras de infraestrutura retomam em Brusque

Desde a última sexta-feira (12), as chuvas têm impedido a continuidade das obras de infraestrutura na cidade. Agora, com a melhora do tempo, as equipes retomam os trabalhos.  Atualmente, obras de macrodrenagem estão sendo realizadas na Avenida 1º de Maio (bairro 1º de Maio), na rua Abraão de Souza e Silva (Volta Grande), bacia Victor Meirelles (Santa Rita). Acontece, também, a ampliação na Escola de Ensino Fundamental Doutor...
Continuar lendo...