Um homem foi multado em mais de 90 mil reais após ser abordado transportando palmito ameaçado de extinção. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 11h40, no bairro Glória, em Rodeio.
Conforme o relatório enviado pela Polícia Militar, uma guarnição estava realizando uma operação de barreira quando abordou um VW/Gol que tinha como motorista um homem de 40 anos. Após verificar os documentos, os policiais inspecionaram o interior do veículo.
Durante a inspeção, foram encontradas 218 cabeças de palmito Juçara, espécie ameaçada de extinção. O motorista relatou aos militares que o palmito foi colhido na localidade de Morro Azul, em Timbó.
Ele afirmou à PM que o proprietário possuía autorização e um projeto para corte e manejo, porém não possuía a Documentação de Origem Florestal (DFO) para transporte. Segundo o condutor, a responsável pela empresa teve que se ausentar por motivos de saúde no momento em que a carga ficou pronta, e por isso a DFO não foi confeccionada.
Diante dos fatos, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu ao local para realizar o procedimento administrativo. As 218 cabeças de palmito Juçara foram apreendidas e foi aplicada uma multa no valor de R$ 98.100.