Três casos de Febre Oropouche são confirmados em Botuverá

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Botuverá receberam a confirmação laboratorial de três casos de Febre do Oropouche no município. Os exames foram encaminhados pela SMS para um laboratório particular que detectou a presença do vírus nas amostras, no dia 25 de abril.

Os casos apresentaram sintomas entre os dias 10 e 15 de abril, com quadro semelhante à infecção por dengue. Após a coleta de amostras que mostraram não se tratar de dengue, foram encaminhadas amostras para diagnóstico de oropouche. As pessoas têm entre 18 e 40 anos e não há histórico de deslocamento para fora do Estado.

A SES, juntamente com SMS de Botuverá, acompanham a situação, verificando a viabilidade da validação do diagnóstico dos casos pelo laboratório de saúde pública de referência nacional, considerando que essa é a orientação do Ministério da Saúde nestas situações. 

Além disso, Estado e município já iniciaram a investigação epidemiológica e vão desenvolver uma série de ações complementares no local, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico etc), coleta de vetores e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença. 

Febre do Oropouche

Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e e acompanhamento da rede municipal de saude.

GTB identifica e multa caminhão que derramou óleo

O caminhão que causou o vazamento de óleo, resultando em um derramamento que se estendeu da rua Francisco Cervi até a região do bairro Zantão, em Brusque, foi localizado e o motorista multado. O fato ocorreu na manhã da última quarta-feira (24) e  devido a isso, as ruas Francisco Cervi e Francisco Walendowsky precisaram ser fechadas para aplicação de serragem, a fim de absorver o óleo derramado e prevenir...
Continuar lendo...

Trabalhador fica ferido após cair de altura de 4 metros

Um homem de 54 anos foi levado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja após sofrer um acidente de trabalho numa empresa de mineração em Brusque. O fato ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (26), na rodovia Gentil Batisti Archer, no bairro Zantão. Conforme o relato do Corpo de Bombeiros, por volta das 11h10, uma guarnição se deslocou até o local onde encontrou a vítima, que havia sofrido uma queda de um mezanino de um...
Continuar lendo...

Homem que estava desaparecido é achado pela família

Foi encontrado o homem que estava desaparecido desde ontem, quinta-feira (25), em Brusque. Daniel Armindo Gauger Hobus (47) havia saído de casa e não deu mais sinais de vida. A família registrou o sumiço na Polícia Civil. Conforme a família, ele foi achado na saída de Brusque, sentido Nova Trento, na manhã desta sexta-feira (26). Ele estava bem e já se encontra em casa. Segundo o registro, a esposa de Daniel informou que...
Continuar lendo...