Brusque registra quase 2 mil casos confirmados de Dengue

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta sexta-feira (26), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 1781 casos confirmados de dengue em 2024.

Na última semana, foram 534 casos confirmados de Dengue. Porém, a Secretaria de Saúde explica que a quantidade de casos elevados é uma demanda represada do estado, que divulgou o resultado de exames de até 15 dias atrás, além dos exames de confirmação do município. 

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa com 355 casos. Os outros se dividem nos bairros: Santa Terezinha com 171 casos; Centro com 109 casos; São Luiz com 96 casos; Nova Brasília com 83 casos; Dom Joaquim com 82 casos; Cerâmica Reis com 81 casos; Santa Rita com 80 casos; Rio Branco com 64 casos; Primeiro de Maio com 60 casos; Águas Claras e Bateas com 57 casos cada; São Pedro com 54 casos; Cedrinho com 49 casos e Azambuja com 36 casos.

A contagem segue com: Maluche e Guarani com 33 casos cada; Limeira Alta com 32 casos; Limoeiro com 24 casos; Volta Grande e Planalto com 22 casos cada; Souza Cruz com 20 casos; Paquetá com 17 casos; Tomaz Coelho com 14 casos; Santa Luzia com 11 casos; Poço Fundo com nove casos; Zantão com oito casos; Ponta Russa e São João com seis casos cada; Centro II com quatro casos; Cedro Alto com dois casos e Nova Trento com 1 caso. 

No momento, há dois pacientes internados na UTI do Hospital Azambuja, e nove pacientes internados em enfermaria hospitalar. O município registrou dois óbitos por Dengue. 

Focos

São 506 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade. 

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: Santa Luzia com 36 focos; Limeira com 34 focos; Cedrinho com 33 focos; São pedro com 32 focos; Dom Joaquim com 30 focos; Águas Claras com 29 focos; Centro II com 28 focos; Bateas com 26 focos; Azambuja com 24 focos; 1° de Maio com 20 focos; Centro I, Nova Brasília e Souza Cruz com 19 focos cada; Cedro Alto e Rio Branco com 17 focos cada; Poço Fundo e Tomaz Coelho com 19 focos cada e  Guarani e Steffen com 15 focos cada;

Os focos seguem espalhados pelos bairros: Santa Rita com 14 focos; Limoeiro com 11 focos; Maluche, Ponta Russa, Santa Terezinha e São Luís com nove focos cada. 

Orientações

Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Neste final de semana (27 e 28), a Policlínica estará aberta para receber a população com atendimentos centrados em dengue, mas também para vacinação do público em geral, e vacina contra a gripe dos grupos prioritários.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.

-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Motorista de carreta é preso por dirigir alcoolizado

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (26) após uma abordagem da Polícia Militar Rodoviária. Ele foi detido por embriaguez ao volante enquanto conduzia uma carreta pela rodovia SC-414, no Centro de Ilhota. Conforme o relatório enviado pela PMRv, uma guarnição foi acionada via central para verificar um veículo suspeito de estar sendo conduzido por um motorista sob suspeita de estar sob efeito de álcool. O...
Continuar lendo...

Homem destrói patrimônio público após alegar contato alienígena

Um homem foi preso na noite desta quinta-feira (25) após causar danos ao patrimônio público no centro da cidade. Ele quebrou janelas, lixeiras e lançou pedras no fórum após alegar ouvir vozes de alienígenas. O fato ocorreu por volta das 20h30, na rua Uruguai, nas proximidades do Fórum de Itajaí. Conforme o relatório enviado pela Polícia Militar, uma guarnição se deslocou para o local, onde o vigilante...
Continuar lendo...

Conferência Municipal de Cultura será realizada em maio

Entre os dias 6 a 9 de maio, ocorrerá a 6° Conferência Municipal de Cultura, organizada pela Fundação Cultural de Brusque. Neste ano, o tema abordará “Direitos Culturais e Desenvolvimento Sustentável”, além de buscar definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.  No dia 6, ocorre a conferência territorial, que será separada em três frentes, todas com início às 19h. A Territorial 1...
Continuar lendo...