Uma mãe sob efeito de crack jogou a própria bebê desmaiada de um ano em uma caçamba de lixo às margens da avenida Contorno Sul, na entrada do bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí. A ocorrência foi registrada por volta de 00h25.
Outra criança de três anos corria chorando atrás da mãe. A mulher gritava muito e chegou a jogar a bebezinha em uma caçamba de lixo por acreditar que ela estava morta.
A usuária chegou no posto Universitário pedindo por ajuda, onde um policial, vendo que a bebê estava desacordada, iniciou os primeiros socorros.
A Polícia Militar, o Samu e o Conselho Tutelar foram chamados para atender o caso. Populares contaram que, chegando perto do posto, a mãe disse que a bebê havia desmaiado por ter inalado fumaça, momento esse em que suspeitaram que a pequena tenha respirado fumaça de crack.
Ao ver a viatura do Samu, a mãe tentou fugir levando as duas filhas, mas a PM deteve a tentativa. “A mãe então jogou a bebê em uma lixeira e tentou sair correndo com a maior, mas a largou no meio da rua e a criança quase foi atropelada”, disse uma testemunha.
Após os pequenos socorros, a bebezinha conseguiu acordar nos braços dos socorristas. A criança de três anos se encontrava apenas de fralda e as duas foram levadas para um abrigo pelo Conselho Tutelar. A Conselheira Graziela Eskelsen disse que o órgão já sabe o nome da mulher e das crianças e que, até o momento, ninguém procurou por elas, mas espera a família fazer contato.
Supostamente, a família residiria no bairro Cidade Nova e já era acompanhada pelo Conselho Tutelar. A usuária de drogas, de 24 anos, ainda teria um terceiro filho. Apesar das buscas, ela ainda não foi localizada.