(VIDEO) Professores e técnicos do IFC Brusque entram em greve

Na manhã desta segunda-feira (29), a reportagem da Rádio Cidade ouviu representantes do Instituto Federal de Educação (IFC), campus de Brusque, sobre o movimento de greve que ficou acertado ainda no dia 15 deste mês. A  decisão foi tomada em uma plenária nacional, realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). 

Segundo o professor Paulo Roberto de Souza, a greve é um direito do trabalhador para buscar seus  pleitos junto ao governo federal. 

De acordo com o professor, uma das reivindicações pedidas pela classe é a reposição salarial. Segundo ele, os professores do Instituto Federal de Educação rstão há, praticamente, sete anos com os salários congelados. Enquanto isso, quase todas as categorias já foram contempladas e os da educação não.

O governo federal, que está em negociação com o sindicato, ofereceu, até agora, uma melhoria no vale alimentação. Porém, a recomposição salarial, que é o que estão pedindo, não saiu da estaca zero. Por isso, eles permanecem em greve até que haja proposta que se entenda como descente.

Sobre o tempo de paralização, quem vai decidir será o governo federal, afirma o professor. Até porque, segundo Paulo, eles não querem ficar parados, porque depois vão ter que repor todas as horas que não aconteceram as aulas.

Sobre a paralização dos técnicos administrativos, Rafael da Silva que é técnico de informática, disse que eles estão solicitando uma reestruturação de carreira, pois há defasagem salarial de 34% nos últimos sete anos. Mais que isso: algo que acumula 53% em 12 anos passados.

Sobre o concurso da área técnica, Rafael diz que o mesmo está servindo como como escada. Os interessados fazem para estudar e tentar passar em outros melhores.  

Nos últimos anos, em torno de 75% dos profissionais que entraram na área de técnicos administrativos em educação acabaram por se deligar do trabalho.

Fazendo uma comparação com os profissionais do mesmo setor, entre o federal e o municipal, os técnicos do município ganham quase o dobro do queles ganham, segundo Rafael da Silva.

Mau tempo: obras na Victor Meirelles são adiadas

Com a finalização dos trabalhos na rua Pomerode, as equipes avançam as obras de macrodrenagem, no bairro Santa Rita, para a rua Victor Meirelles. O cronograma apontava que a escavação na via iniciaria nesta terça-feira (30), mas devido as previsões climáticas, os trabalhos foram adiados para a próxima semana. A previsão da conclusão dos serviços é dezembro e incluem os trabalhos de drenagem na rua...
Continuar lendo...

Caminhão da banda Corpo e Alma se envolve em acidente com morte

Na manhã desta segunda-feira (29), o caminhão da banda Corpo e Alma se envolveu em um grave acidente com outro caminhão, resultando em uma vítima fatal e outra ferida. O acidente ocorreu por volta das 07h20, na rodovia RS-342, na cidade de Três de Maio. De acordo com informações divulgadas pelo portal Paulo Marques Notícias, os dois caminhões, um pertencente a uma empresa de bebidas e o outro da banda, seguiam pela rodovia no...
Continuar lendo...

Menino de 11 anos morre em grave acidente em Navegantes

Um menino de 11 anos, identificado como Davi Lucas de Lima da Cunha, morreu no final da tarde deste domingo (28) após um acidente de trânsito em Navegantes. O acidente ocorreu por volta das 17h58, na rua Francisco de Paula Seara, no bairro São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Davi estava na garupa de uma motocicleta quando o condutor tentou desviar de uma bicicleta e acabou colidindo com um caminhão contêiner estacionado em via...
Continuar lendo...