Crianças de até 12 anos vão receber vacina contra gripe

Conforme anunciado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a vacinação contra a gripe, conhecida também como influenza, teve uma ampliação na faixa etária de quem pode receber a dose. Agora, crianças de seis meses até 12 anos poderão receber a vacina.

Anteriormente, as doses eram destinadas para crianças de até cinco anos. Com isso, a vacinação contra a gripe vai atender ainda mais a população. A vacina segue sendo destinada aos grupos prioritários.

Pensando no cenário, neste sábado (4), ocorrerá o Dia D da vacinação contra a influenza. Ao todo, 18 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8 às 17h. As unidades que atenderão são: Limeira; Dom Joaquim; Planalto; Paquetá; Santa Terezinha; Santa Rita; Santa Luzia; Ponta Russa; Steffen; São Luiz; Cedrinho; Guarani; Maluche; São João; Policlínica; Águas Claras; Rua Nova Trento e Bateas.

O foco maior é a imunização contra a gripe, mas também será ofertada a atualização da caderneta de vacina com as vacinas disponíveis na unidade. No domingo (5), a Policlínica também segue aberta, das 8h às 17h, para atender a população com vacinação e atendimentos gerais contra a dengue.

Os grupos prioritários a serem vacinados contra a gripe são:

-Crianças de seis meses até 12 anos;
-Trabalhadores da saúde;
-Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
-Professores do ensino básico e superior;
-Povos indígenas e quilombolas;
-Idosos com 60 anos ou mais de idade;
-Pessoas em situação de rua;
-Profissionais das forças de segurança e salvamento;
-Profissionais das Forças Armadas;
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
-Pessoas com deficiência permanente;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-Trabalhadores portuários;
-População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade com medidas socioeducativas.