Nesta terça-feira (30), o Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 0165/2023, que permite a instalação de faixas exclusivas para motos, motocicletas, motonetas e ciclomotores. O texto segue agora para a sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Sérgio Guimarães (União), foi o deputado que apresentou a proposta. Ele explicou que o modelo que São Paulo segue pode ser referência em Santa Catarina. “A faixa exclusiva já deu certo em São Paulo e nós queremos trazer para as rodovias estaduais de Santa Catarina. Isso é uma questão de vida. Somente no ano passado, de janeiro a maio, foram registrados mais de 2600 acidentes de trânsito na Grande Florianópolis e 1600 com motos” disse o parlamentar.
Como justificativa, Sérgio apontou alguns índices. Em 2021, o estado liderou o ranking de acidentes com motos nas rodovias federais no país, sendo o primeiro em feridos e sexto em mortes.
Durante a votação, outros parlamentares, como Marquito (PSOL), Jair Miotto (União), Napoleão Bernardes (PSD) e André de Oliveira (NOVO), também destacaram a importância da medida para a mobilidade e a preservação da vida.