Confirmados quatro casos da febre do Oropouche

A Secretaria de Saúde de Brusque confirma o registro de quatro casos da febre do Oropouche.

A doença é causada por um arbovírus e sua transmissão é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o maruim.

Os casos confirmados são de moradores dos bairros: Limeira, São Pedro, Dom Joaquim e Bateas. Todos os afetados estão bem, seguindo com os procedimentos.

Os sintomas da febre do Oropouche são muito semelhantes aos da dengue, como dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreias. Ainda não há um tratamento específico para tratar a doença.

Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para poder dar seguimento aos exames e identificar a doença.

Em Santa Catarina, agora com os casos registrados em Brusque, são 10 casos confirmados da doença, quatro no município, cinco na cidade vizinha, Botuverá, e mais um em Luiz Alves.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, uma série de ações complementares nos locais serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado e o Ministério da Saúde, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico, etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

COBRA é chamado para desarmamento de explosivos

Policiais do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), integrado ao Batalhão de Operações Policias Especiais (BOPE), apreenderam drogas e explosivos na Rua José João da Cunha, bairro Serraria, em São José. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira (3), por volta de 12h20. Com informações da Agência de Inteligência, foram apreendidos 20 mil comprimidos de ecstasy e duas granadas de mão...
Continuar lendo...

Drogas são apreendidas pela PM no Azambuja

 A Polícia Militar deteve, na tarde desta sexta-feira (3) três homens, sendo um menor de idade, por tráfico de drogas. A operação aconteceu no bairro Azambuja, em Brusque, por volta de 16h50. Em um prédio situado no bairro, que já é conhecido pela PM por conta do tráfico de entorpecentes, foi abordado no corredor três homens, um de 20 anos, outro de 28 anos e o menor de idade, de 17 anos. Em revista pessoal, foram...
Continuar lendo...

Porque está chovendo tanto no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que já duram dias, causaram mortes, deixaram cidades debaixo d'água e ameaçam o rompimento de barragens. Quais as explicações para tanta chuva? Em entrevista à TV Brasil, o meteorologista e coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo...
Continuar lendo...