Lula garante verba para reconstrução de estradas no RS

A reconstrução das rodovias destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul terá apoio do governo federal, inclusive das estradas administradas pelo estado, disse neste domingo (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado de uma comitiva de representantes dos Três Poderes, Lula disse que as verbas estão garantidas e prometeu reduzir a burocracia para as obras.

“Eu sei que o estado tem uma situação financeira difícil, sei que tem muitas estradas com problema. Quero dizer que o governo federal através do Ministério dos Transporte vai ajudar vocês a recuperarem as estradas estaduais”, afirmou Lula em pronunciamento após sobrevoar a região metropolitana de Porto Alegre, acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandeza deste estado”, destacou Lula, que também pediu que as autoridades públicas, de agora em diante, atuem de maneira preventiva para reduzir o impacto de eventos climáticos extremos. “É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça para gente poder trabalhar”, acrescentou.

Essa é a segunda viagem de Lula ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. Na quinta-feira (2), o presidente foi a Santa Maria, região central do estado, acompanhar os trabalhos de resgate e socorro às vítimas.

O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, que também participou da reunião, disse que os governos federal e estadual começam a trabalhar com as prefeituras de regiões como o Vale do Taquari, para restabelecer serviços onde os rios começam a recuar. Ele, no entanto, esclareceu que a prioridade continua sendo o resgate de pessoas ilhadas.

Idoso sem habilitação foge e bate contra viatura da PM

Uma fuga, seguida de colisão contra a viatura da Polícia Militar resultou em um idoso de 60 anos detido. A ocorrência foi registrada à tarde, por volta de 15h06 deste domingo (5), no bairro Santa Terezinha, em Brusque. O condutor da caminhonete I/Ford Ranger não sinalizou que iria fazer a manobra para trocar de pista, o que obrigou a viatura da PM a sair para o acostamento para evitar uma colisão. Ele iniciou a fuga assim que os agentes...
Continuar lendo...

Rio Grande do Sul tem seis barragens com risco iminente de ruptura

O governo do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o total de barragens em situação de emergência com risco iminente de ruptura por causa das fortes chuvas subiu para seis no estado. Nesse sábado (4), apenas duas barragens estavam em situação de emergência com “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”. As chuvas que atingem o estado desde a semana passada afetaram mais de 780,7 mil...
Continuar lendo...

Brusque perde em casa para o Goiás com direito à 'lei do ex'

Na tarde deste domingo (5), o Brusque Futebol Clube enfrentou o Goiás pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e jogando em casa o Quadricolor conheceu sua segunda derrota consecutiva na competição. O placar final foi de 2 a 0 para o time visitante.   Para tentar dar mais mobilidade ao jogo, o Brusque entrou em campo no primeiro tempo com duas mudanças em relação à partida pela Copa do Brasil. Uma delas foi a entrada de Osman no...
Continuar lendo...