Neste sábado (11), das 8h às 12h, na Praça Barão de Schneeburg, a Secretaria de Saúde do município fará uma ação voltada para a imunização da população. Serão oferecidas vacinas contra gripe (influenza) e também contra a dengue.
Além disso, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta, nas 16 salas de vacina, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45, e também na Policlínica, das 8h às 20h. As unidades com salas de vacina são: Limeira; Dom Joaquim; Planalto; Paquetá; Santa Terezinha; Santa Rita; Ponta Russa; Steffen; São Luiz; Cedrinho; Guarani; Maluche; São João; Águas Claras; Rua Nova Trento e Bateas.
No momento da vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacina, cartão do SUS e também identidade, e quem for menor de idade, necessita estar acompanhado de um responsável.
A vacina contra a Influenza está disponível para toda a população, enquanto a da dengue é destinada a crianças de 10 a 14 anos.
No momento, o município encontra-se com uma baixa cobertura vacinal, o que vem gerando uma preocupação a secretaria, já que os agravamentos das doenças respiratórias podem gerar um colapso na saúde e superlotação das unidades básicas de saúde (UBSs) e hospitais.
A cobertura vacinal das crianças é ainda mais preocupante. Ao todo, apenas 21% do público infantil foi atingido. “Essas crianças estão nas creches, estão nas escolas e podem ficar doente até agravar seu quadro clínico. Além da vacinação contra a dengue e influenza, é possível atualizar a caderneta de vacinas nas salas de vacina das UBSs. É muito importante que a população faça esse movimento de se vacinar a fim de garantir a segurança de todos”, pontua a secretária de Saúde, Dr. Thayse Rosa.
Outras ações já estão sendo pensadas pela Secretaria. Por dois finais de semana a policlínica trabalhou durante o final de semana para atender a população. Agora, outras unidades também irão atender em alguns finais de semana pontuais.
A diretora da Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro, ressaltou a importância da vacinação. “A gente tem que fazer a população entender que vacinas salvam vidas e que é muito importante se vacinar. Se vacinar virou um programa de família. Convidamos toda a população para estar buscando a vacinação”, completa.