Na tarde dessa terça-feira (7), tendo como local o salão nobre da Prefeitura de Brusque, os setores da saúde local, responsáveis pela cobertura vacinal, participaram de uma entrevista coletiva para falar sobre as ações tomadas até o momento para alcançar a meta de todas as vacinas.
A secretária de Saúde de Brusque, Thayse Rosa, enfatizou que o esquecimento de tomar as doses ou levar os filhos para tomar as vacinas, pode até estar acontecendo porque não está de vivendo uma pandemia como foi o Covid. As pessoas pedem vacina contra a Dengue porque existe um surto da doença.
Segundo a secretária, antes da ação do dia D de vacinação, que aconteceu no último sábado dia (4), a cobertura total de vacinação do município era de 17%. Após a ação, isso subiu para 28%, índice que ainda é considerado muito baixo, tendo em vista que a meta é atingir entre 90 e 95%.
Thayse Rosa salientou que até mesmo as vacinas de rotina estão com baixa adesão. Ela cita como exemplo o sarampo, poliomielite, rota vírus e tantas outras que podem levar crianças à internação.
Para os interessados em tomar vacinas ou vacinar os seus filhos, independentemente de onde resida, a secretária de Saúde informa que a policlínica vai continuar atendendo das 08hrs da manhã até as 20hrs, as Unidades Básicas de Saúde que tiverem sala de vacina com vacinador.
Outra oportunidade para tomar a vacina contra a Dengue ou a Influenza será no sábado, dia 11 de maio, na praça central, onde haverá ponto de vacinação.
Além dessas ações, a secretária de Saúde de Brusque disse que estão trabalhando direto nas escolas, onde as crianças levam bilhetes para alertar os pais sobre a importância de colocar em dia a carteirinha vacinal.
A secretária lamentou que até a Policlínica, no Crntro, ficou aberta até as 22hrs, mas a procura foi muito pequena.