A segunda equipe da Força-Tarefa 03 que atuou no Rio Grande do Sul retornou ao Vale do Itajaí nesta segunda-feira, 13. O 3º Batalhão convocou oito bombeiros militares para atuar no Vale do Taquari: Cap Pamplona, Sgt Romão (e cão Bravo), Cb Retke, Cb Elton, Cb Marconde, Sd Patrick, Sd Casagrande e Sd Vieira. Os resgatistas são lotados nos quarteis de Blumenau, Timbó e Gaspar e atuaram naquela região como força representante do Estado de Santa Catarina junto de seis outros bombeiros militares catarinenses, totalizando 14 bombeiros militares.
A equipe trabalhou nos municípios de Roca Sales, Relvado, Travesseiro e Cruzeiro do Sul, onde realizou a busca e o resgate de corpos de pessoas desaparecidas pela ação de deslizamentos de terra ou que foram arrastadas pelas águas. Com o apoio de equipes do CBMRS e de voluntários, os catarinenses localizaram dois corpos nos municípios de Roca Sales e Travesseiro e planejou as ações de mapeamento da zona quente de Cruzeiro do Sul.
Com o retorno das equipes, 42 outros bombeiros do estado foram enviados para o Rio Grande do Sul para dar continuidade ao trabalho de busca e salvamento. Além deles, 05 cães também serão empregados nesta terceira etapa de atuação. O revezamento será realizado em duas localidades: uma equipe irá se encontrar em Canoas e a outra na região de Lajeado.
Desde o dia 1º de maio, as equipes do CBMSC já salvaram mais de 3.500 vidas entre pessoas e animais. Além disso, 17 vítimas em óbito foram encontradas e terão a despedida merecida junto dos seus familiares.